Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Cristianismo Santo Expedito: ajud...

Santo Expedito: ajuda imediata

Publicado por Redação em 30/08/2010 às 15h46

Sempre pronto a ajudar, o santo das causas urgentes ensina que não vale a pena deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Conheça sua história e a oração que roga por sua ajuda

Texto • Juliana Dondo
 

O santo das causas urgentes, protetor dos aflitos e dos desesperados, patrono dos militares, dos estudantes, dos jovens e dos viajantes, foi um dos muitos santos que levaram uma vida devassa e pagã antes de se converter ao catolicismo.

Santo Expedito viveu no século 3 e era chefe da 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminante”, cuja missão era defender o Império Romano dos bárbaros asisáticos.

Conta a lenda que, durante uma campanha da Germânia, no nordeste da Hungria atual, o imperador Marco Aurélio foi cercado pelos bárbaros, ficando sem água e provimentos. Ordenou, então, que fossem feitos encantamentos pelos mágicos, na época, companheiros indispensáveis dos exércitos.

A 12ª Legião, que estava em combate nesse episódio, era formada em grande parte por soldados cristãos. Nesse momento de necessidade, eles se reuniram fora do campo de batalha, ajoelharam e começaram a rezar. Os milhares de homens em oração e com os braços abertos formaram um espetáculo surpreendente, até que uma chuva abundante pôs-se a cair, saciando a sede dos soldados romanos e fazendo o inimigo recuar. Raios e granizos ainda caíram com violência sobre os bárbaros, fazendo-os debandar em pânico.

Mas a história mais importante desse santo guerreiro diz respeito à sua conversão. Conta-se que, quando ele foi tocado pela luz divina e resolveu seguir a fé de seus soldados, recebeu uma visita inesperada: em forma de corvo, o Espírito do Mal lhe apareceu para dizer: “Cras! Cras! Cras!”, palavra latina que quer dizer “amanhã”, ou seja “deixe para amanhã, não tenha pressa, adie sua conversão!”.

Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o e gritou: “Hodie!”, que quer dizer “hoje”. É por isso que Santo Expedito é o patrono das causas urgentes, invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.
 

Ficha do santo

Nome: Santo Expedito

Dia: 19 de abril

A quem ajuda: pessoas com problemas urgentes e de difícil solução, militares, estudantes, jovens e viajantes.

Imagem: É representado em postura marcial e traje de legionário. Em uma mão sustenta uma palma e, na outra, uma cruz marcada com a palavra “Hodie”, em referência ao episódio em que o espírito do mal tenta adiar sua conversão. Esmagado, abaixo de seus pés, está o corvo que grita  “Cras”.


“Com certeza ele não se chamava Expedito, mas nome foi colocado porque essa palavra, em latim “expeditus”, significa uma pessoa que faz os favores urgentes, que está pronta para ajudar os outros a qualquer hora”, explica o padre Guilhermo Daniel Micheletti, da Capela de Santo Expedito da cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Após a conversão, Expedito tornou-se muito prestativo e caridoso, sendo destacado por comandar sua legião de acordo com as virtudes cristãs, sempre atento à ordem e à disciplina.

Pouco se sabe sobre as circunstâncias que acompanharam seus últimos instantes, mas o padre Micheletti explica o contexto histórico que levaram a uma execução. “Na época de Santo Expedito, os pagãos que se convertiam ao catolicismo continuavam aceitando a autoridade política do Imperador, mas não o reconheciam mais como autoridade religiosa. Muitas vezes, isso gerava uma perseguição”, conta Micheletti. Assim aconteceu com Expedito que, após uma disputa interna pelo poder, foi derrotado pelo imperador Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, e martirizado até que não lhe restasse mais sangue nas veias.

Quase dois mil anos se passaram e muito dessa história se perdeu no tempo. Mesmo assim, hoje em dia, a frase “agradeço a Santo Expedito pela graça alcançada” se espalha pelas cidades de todo Brasil em faixas, cartazes e panfletos. Prova de que o santo guerreiro está mesmo sempre pronto para ajudar.
 

Oração a Santo Expedito

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois um Santo Guerreiro, vós que sois o Santo dos Aflitos, vós que sois o Santo dos Desesperados, vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: (fazer o pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Obrigado.

(Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz)

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
louis vuitton comentou às 06h38 em 17/03/2013 responder denunciar

Hi, I found your article by mistake when i was searching internet for this issue, I have to say your content is in fact helpful I also love the theme, its amazing!. I dont have that much time to check out all your post at the moment but I have saved it and also add your RSS feeds. I will be back in a day or two. thanks for a great site. [url=http://www.fashionlouisvuittonsaleuk.com/]louis vuitton[/url] louis vuitton

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER