Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Cristianismo Revelações dos evang...

Revelações dos evangelhos apócrifos

Publicado por Redação em 23/09/2010 às 18h22

Envoltos em aura de mistério, os textos apócrifos apresentam uma visão alternativa da história de Jesus e, mais importante, ajudam a entender os primeiros dias do cristianismo

Texto • Daniel John Furuno

Nunca se ouviu falar tanto no termo “apócrifo” (do grego apókryphos, que significa “algo que foi escondido”) como nos últimos anos. Utilizado para se referir aos textos que ficaram de fora da literatura oficial da Igreja, o adjetivo tem caminhado lado a lado com a polêmica, uma vez que os evangelhos apócrifos têm servido como fundamento para novas e controversas teorias que desafiam e questionam certos aspectos do cristianismo.

Mas, para compreender o real significado e importância dos textos apócrifos, é preciso antes entender como se deu a formação da literatura canônica, ou seja, da Bíblia Cristã como nós a conhecemos.

Durante o século 1, foi estabelecido o cânon judaico, a Bíblia Hebraica, que mais tarde seria “incorporada” pela Bíblia Cristã sob o nome de Antigo Testamento. Os livros canônicos do Novo Testamento só foram definidos por volta do final do século 2 e início do século 3. “Naquela época, o cristianismo era extremamente plural. Jesus era judeu e, para muitos, o cristianismo era uma espécie de movimento de renovação do Judaísmo. Para outros, era uma religião autônoma, independente. E, mesmo dentro dessas duas correntes, havia uma série de outras vertentes”, explica Paulo Roberto Garcia, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo.

A partir das tradições orais de cada uma dessas vertentes, mais de uma centena de livros a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus foram escritos; posteriormente, apenas alguns foram escolhidos oficialmente pela Igreja e apontados como “inspirados por Deus”. “Conforme o cristianismo foi ganhando um corpo oficial, foram se estabelecendo algumas normas. Parte dos textos apócrifos contrariava essas normas e, portanto, eles foram banidos e considerados heréticos”, diz o professor Paulo Roberto.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
cheap mbt comentou às 04h06 em 18/01/2014 responder denunciar

skechers shoes Revelações dos evangelhos apócrifos Formação da literatura canônica Espiritualidade Cristianismo cheap mbt http://www.canadabusiness.ab.ca/mbt-nama-shoes-sale.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER