Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Cristianismo Mantras do cristiani...

Mantras do cristianismo

Publicado por Redação em 05/05/2010 às 13h02

Os cristãos também podem lançar mão dos sons energéticos para alcançar a plenitude e entrar em sintonia com Deus. Veja agora como a tradição cristã incorpora a prática dos mantras

Texto • Thiago Perin


Mantras dentro da tradição cristã? Pode soar estranho a princípio, já que estamos acostumados a associar essas palavrinhas sagradas logo de cara às práticas espirituais que vêm lá do Oriente, mas elas têm sido usadas para atingir o estado meditativo – e, assim, entrar em contato com Deus – também dentro do cristianismo há vários séculos.

Uma das mais antigas obras a tratar dessa relação data do século 4, e se chama A nuvem do não-saber. O texto, anônimo (acredita-se que tenha sido escrito por um monge beneditino cujo nome se perdeu no tempo), diz que o amor de Deus, como os raios de sol, precisa ultrapassar as nuvens espessas do nosso pensamento para chegar ao coração. Para isso, é preciso deixar-se envolver pelo estado vazio do não-pensar – ou seja: meditar.

É aí que entram os mantras. Uma maneira fácil de alcançar o não-pensar, diz o autor, é repetir um som até a mente se tranqüilizar por completo. Ele indica: “Tome uma só palavrinha, de uma sílaba (...) Prenda essa palavra ao seu coração, de modo que, aconteça o que acontecer, ela jamais saia dele”.

Na prática, dizem os adeptos, a palavra escolhida deve ser uma que faça sentido e seja importante para quem vai entoá-la – não precisa ser uma expressão pré-definida. Duas palavras usadas tradicionalmente pelos devotos do cristianismo são “Yêshua”, o nome de Jesus em aramaico, e “maranata”, que significa “vinde, Senhor”. Em geral, repete-se a palavra escolhida durante 20 minutos, em um ambiente tranquilo e com total concentração, duas vezes ao dia.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Nike Hauts Talons comentou às 08h32 em 18/01/2014 responder denunciar

And flack! flick! like lightening a white switch sprang out of the bag, and gave such hearty blows towards the innkeeper and his wife, and to Father Grumbler into the bargain, that they all jumped as higher as feathers when a mattress is shaken. Nike Hauts Talons http://www.immediastudios.com/cp/scripts/chat-doc/setting.asp?id=59

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER