Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Cristianismo Relíquias do cristia...

Relíquias do cristianismo

Publicado por Redação em 23/09/2010 às 18h25

Desde a Idade Média, as relíquias que estariam envolvidas na trajetória de Jesus geram discussões, mobilizam fiéis e desafiam a ciência. Acompanhe a história por trás dos itens mais famosos

Texto • Aline Leão


 

Não muito tempo após a crucificação de Cristo, curiosos objetos começaram a ganhar fama no mundo todo, apresentados como coadjuvantes da vida e dos momentos finais do filho de Deus. Essas fabulosas e controversas relíquias passaram a mobilizar um número imenso de fiéis e a despertar a cobiça de cristãos que acreditavam em seus poderes milagrosos, bem como acalorados debates acerca de sua autenticidade.

Segundo o historiador Francisco Marshall, foi após o fim das Cruzadas, por volta do século 13, que o culto às relíquias atingiu seu auge, quando os normandos voltaram da Terra Santa com coleções enormes de artefatos supostamente sagrados. No entanto, a ideia dos guerreiros era, a partir da venda dos objetos, resgatar uma parte dos investimentos feitos nas expedições. Por isso, sua veracidade é questionada.
 

Chamariz de fiéis

Ainda na Idade Média, começaram a ser levantadas as principais catedrais católicas do mundo, cuja construção era financiada por donativos da comunidade. Nesse contexto, a capacidade dos templos de atrair fiéis e peregrinos dispostos a ceder generosas contribuições estava diretamente relacionada à quantidade e à qualidade de relíquias expostas para veneração. Assim, na Antiguidade podiam ser encontradas peças bastante curiosas, como as fraldas do bebê Jesus e os ossos do jumento que ele teria cavalgado ao adentrar Jerusalém.

A autenticidade desses artefatos, no entanto, nunca deixou de produzir grandes debates entre historiadores, cientistas e fiéis. O reformador João Calvino, fundador da Igreja Protestante na França e cético em relação às relíquias, por exemplo, chegou a afirmar que havia tantos pedaços de madeira da cruz espalhados pelo mundo que “com eles seria possível construir uma frota de barcos”. Já o erudito Fernand de Mély estimou existirem mais de 700 espinhos da coroa de Cristo.

Verídicos ou não, diversos objetos relacionados à vida de Jesus continuam a fascinar os devotos até os dias de hoje. Confira, a seguir, um pouco mais sobre algumas dessas relíquias.



Página 1 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
cheap Miami Dolphins comentou às 15h47 em 22/10/2013 responder denunciar

5. Antonio Allen's pick six ended a 24-quarter interception drought for the Jets that dated back to the second quarter of the season opener. That was the game Tampa Bay Buccaneers linebacker Lavonte David gave the Jets new life with a late hit out of bounds. David and Chris Jones now have something in common -- they both saved the Jets from certain defeat this season. cheap Miami Dolphins http://www.webvidal.ru/Oncology/Patriotsjerseys.aspx?4

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER