Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Espiritismo Chico Xavier: lições...

Chico Xavier: lições de humildade

Publicado por Redação em 18/10/2010 às 10h56

O livro "O mestre Chico Xavier", de Luis Eduardo Matos, traz importantes ensinamentos do maior médium de todos os tempos. A seguir, confira um trecho da obra e descubra por que, mais do que palavras, Chico Xavier utilizou o exemplo de sua vida para transmitir edificantes lições de humildade

Texto • Redação / Ilustração • Luciana Ruivo

Em janeiro de 1933, Chico trabalhava em um armazém como balconista. O amigo José Álvaro, poeta e escritor, propôs-se a levá-lo para a capital mineira em busca de um salário melhor. Seu pai, João Cândido, ficou entusiasmado e incentivou o filho a aceitar a proposta. Chico ficou em dúvida se deveria aceitar ou não e consultou Emmanuel, que lhe disse achar inoportuna a viagem, mas aconselhou-o a não desobedecer ao pai.

Em Belo Horizonte, Chico teve o primeiro contato com a fama gerada pelo livro Parnaso de além-túmulo, mas as agitações e os elogios não foram suficientes para fazê-lo perder a humildade. Três meses depois, regressou a Pedro Leopoldo, retomando suas atividades no armazém.

Passados dois anos, Chico foi tema de uma reportagem publicada no jornal O Globo, que fez com que o médium ficasse conhecido em todo o Brasil. A partir daí, milhares de pessoas começaram a visitá-lo em Pedro Leopoldo para conferir suas habilidades mediúnicas. Chico ficou preocupado, com medo que seu trabalho sério pudesse se transformar em espetáculo, pois, naquela época, ele psicografava textos em diversos idiomas, como inglês, alemão e até em sânscrito. Tal fenômeno era o que mais impressionava a leigos e estudiosos. Depois de um período realizando esse trabalho, Chico aceitou o conselho de seu guia Emmanuel, que sugeriu o final daquele tipo de reunião, pois achava que a maioria das pessoas que procurava Chico estava envolvida por uma simples curiosidade totalmente improdutiva.

Emmanuel sabia o que estava falando. Após encerrar esse trabalho, Chico iniciou seu período mais produtivo em termos de mensagens esclarecedoras.
 

Chico na TV

No início da década de 1970, Chico Xavier aumentou ainda mais sua notoriedade no país quando participou do programa Pinga-Fogo, uma espécie de roda-viva transmitida pela extinta TV Tupi, em que jornalistas e espectadores faziam perguntas ao entrevistado.

Naquela oportunidade, precisamente em 28 de julho de 1971, mais de 75% dos televisores paulistas estavam ligados no programa. A pedido de espectadores, ele foi repetido três vezes nas semanas seguintes. No dia 12 de dezembro, Chico foi novamente entrevistado pelo programa.
 

Prêmio Nobel

Seu valor não ficou provado apenas pelos mais de cem títulos de cidadania que recebeu no Brasil. Exemplo disso foi a grande campanha realizada para que recebesse o Prêmio Nobel da Paz em 1981, em que cerca de dez milhões de brasileiros assinaram o manifesto com sua indicação ao prêmio. Ele acabou não ganhando, porém a campanha feita para sua indicação fez com que se tornasse uma das pessoas mais conhecidas do país.

Outro momento de destaque foi quando Chico Xavier foi eleito o Mineiro do Século no concurso realizado pela Rede Globo, ficando à frente de personalidades como Santos Dumont, Pelé, Betinho, Carlos Drummond de Andrade, Ari Barroso e Juscelino Kubitschek.
 

Simplesmente Chico

O mais impressionante é que, com toda essa fama, notoriedade e projeção nacional que teve, Chico sempre se manteve como uma pessoa extremamente humilde, vivendo em sua casinha simples em Uberaba, com total desapego a bens materiais e sempre se colocando à disposição de quem precisasse de sua ajuda.

A história a seguir mostra a simplicidade de Chico Xavier: ao mudar-se para Uberaba, Chico passou a cultivar uma pequena horta em sua casa. Porém, em pouco tempo, a horta ficou infestada de formigas que a estragaram.
Chico resolveu, então, “conversar” com as formigas, dizendo para elas que precisavam ser mais piedosas, mais compreensivas, pois estavam tirando alimento de quem precisava. Chico as convidou a mudarem para o terreno do lado para ficarem em um gramado em que elas poderiam viver, e disse que se em três dias elas não se mudassem, ele tomaria medidas enérgicas.

Não precisou esperar. No dia seguinte, encontrou somente uma formiga. Quando questionado sobre a causa daquela formiga ter ficado, ele respondeu com simplicidade e bom humor: “trata-se naturalmente de uma subversiva”.

Chico Xavier não se casou, não teve filhos, não possuía bens em seu nome, nada tinha de materialidade a não ser seu corpo físico. Todos os direitos autorais que recebera foram cedidos a instituições de caridade e espíritas. Em todo o momento ele exemplificou a humildade que pregava. Em suas palavras:

“Partirei desta vida sem um níquel sequer... Tudo o que veio a mim, em matéria de dinheiro, simplesmente, passou por minhas mãos. Graças a Deus, a minha aposentadoria dá para os meus remédios... Roupas?! Os amigos, quando acham que eu estou malvestido, me doam... Sapatos, eu custo a gastar um par... Em casa, a nossa comida é simples... Não tenho conta bancária, talão de cheques, nenhuma propriedade em meu nome, a não ser esta casa que eu já passei em cartório para outros, tenho apenas o usofruto... Nunca tive carros, nem mesmo uma carroça... De modo que, neste sentido, nada vai me pesar na consciência. Fiz o que pude pelos meus familiares, se não fiz mais, é porque mais eu não podia fazer... Nunca contei o dinheiro que trazia no bolso, mesmo aquele que alguns amigos generosos colocavam no meu paletó...”
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Maria José Machado Silva comentou às 17h32 em 02/05/2015 responder denunciar

Chico Xavier foi o maior médium de todos os tempos! Não o conheci, mas tenho muitas saudades dele!

mbt kimondo comentou às 22h52 em 17/01/2014 responder denunciar

swiss mbt shoes Chico Xavier: lições de humildade Espiritualidade Espiritismo mbt kimondo http://www.ecojyutaku.co.jp/mbt-professional-shoes.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER