Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Espiritismo Almas gêmeas: elas e...

Almas gêmeas: elas existem mesmo?

Publicado por Redação em 30/08/2010 às 15h32

Par ideal, cara-metade, tampa da panela... São alguns dos nomes para o tal do "amor perfeito". Histórias de amor que resistem a sucessivas encarnações podem emocionar a muitos, mas, para a doutrina espírita, almas gêmeas realmente existem?

Texto • Sílvia Sibalde
 

Encontrar um grande amor e ser feliz para sempre. É o que a maioria das pessoas busca desde a infância quando ouve as primeiras histórias com finais felizes. Muitos passam até mesmo uma vida inteira procurando a pessoa ideal. A realidade, porém, nos mostra finais bem menos românticos e felizes do que os apresentados nos contos de fada.

A crença na alma gêmea vem desde a Antiguidade. Uma lenda conta que, Deus, no processo de criação do mundo, uniu homens e mulheres em um só corpo, mas após a queda do Paraíso, os seres humanos teriam se distanciado do Criador. Assim, a união teria sido interrompida, dando origem ao sexo oposto. Desde então, homem e mulher passaram a buscar sua outra metade para se sentirem plenos novamente.

No entanto, segundo o espiritismo, dois espíritos criados um exclusivamente para o outro, como almas predestinadas a se unirem, formando um único ser, não existem. A questão 298 de O Livro dos Espíritos, de Alan Kardec, diz: “Não há união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre os espíritos, mas em graus diferenciados, segundo a classe que ocupam e a perfeição adquirida; quanto mais evoluídos, mais unidos serão. Da discórdia nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa”.
 

Fantasia romântica

Augustinho Aparecido de Oliveira, vice-presidente da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – Distrital Vila Maria, acredita que “o fato de tantas culturas e filosofias acreditarem nesse ideal de amor é bastante romântico e por isso atrai as pessoas”. Explica ainda que, durante sua caminhada milenar, o espírito vai se ligando nas sucessivas reencarnações, quer pelo amor, quer pelo ódio, a outros espíritos para o reencontro necessário ao reajuste para a evolução de ambos.

Dessa maneira, a doutrina espírita prega que, na condição atual em que nos encontramos, trazemos gravada em nossa memória espiritual a necessidade de reencontro com determinado espírito. Este seria necessário para nos redimir dos erros passados ou mesmo para a realização de projetos da nossa evolução. Enquanto esse encontro não se dá, estamos incompletos – sem que isto, no entanto, implique em admitir que outro espírito seja a nossa metade. Aquele que nos faz falta para a realização de nossos projetos não precisa necessariamente aparecer na condição de cônjuge: pode ser um filho, um irmão ou mesmo um amigo essencial para realização da empreitada a que nos propomos.
 

À espera de um sinal

A busca incansável pelo companheiro ideal, muitas vezes, está ligada também à procura de um aviso vindo do além que aponte este ou aquele como sendo sua cara-metade. Sobre isso, O Livro dos Espíritos explica, na questão 386, que duas pessoas que se conheceram e se estimaram em vidas anteriores não se reconhecem, como muitos acreditam; apenas se sentem atraídos um para o outro. Isso acontece porque as recordações das existências passadas trariam inconvenientes. Podendo existir, no entanto, raras exceções quanto a isso.
 

O amor à luz do espiritismo

“Quanto mais nos elevarmos na escala espiritual, e assim, nos aproximarmos mais do Criador, mais o nosso amor passará a buscar o ideal de harmonia e fraternidade; por certo o ideal de amor não está estritamente ligado às características físicas”, diz Augustinho Oliveira. Ele explica ainda que os laços afetivos que dois seres mantiveram na Terra perpetua-se no mundo dos espíritos, desde que estejam fundados sob uma simpatia verdadeira, não subordinados aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio. Sendo assim, “o ideal do amor sob o espiritismo nada tem a ver com o amor egoísta de um espírito exclusivamente para com outro”, completa.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Dgfdv comentou às 19h59 em 20/03/2014 responder denunciar

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…. Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (cps) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (cps) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele(cps)não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Deise comentou às 18h20 em 27/06/2013 responder denunciar

Pra mim, não existe, aliás, jamais existiu. Às vezes, eu fico pensando que não nasci pra ser feliz como a maioria das pessoas são.

Charles comentou às 13h40 em 05/03/2013 responder denunciar

Enfim depois há quase 2 anos desde que conheci uma mulher muito especial durante todo esse tempo tive visões de casamento até mesmo um filho que tanto aparece para mim em sonhos nos separamos desde julho ano passado e creio que fui trocado por outra pessoa sem entender o motivo pois fui muito presente na vida dela hoje acredito que ela deva estar sozinha e desse tempo até hoje tento me relacionar com outras mulheres e nada vai para frente não por mim mas acontecem cirscuntancias sem explicações e fora varios sonhos que tenho com ela e familiares dela ate o momento ou seja não consegui dar sequencia em minha vida.Choro muito dia e noite faço orações e peço misericordia de Deus em meio tantos sofrimentos sinto em fisico quando ela me toca nos sonhos atraves de um abraço ou um beijo não consigo compreender que vinculo tão forte tenho com essa mulher e seus familiares e o que me preocupa que minha vida está indo embora diante de minha fraqueza fisica e emocional. Preciso de ajuda de voces

Ana Acacai comentou às 19h25 em 02/12/2012 responder denunciar

Olha,quem tiver alguma duvida quanta a existencia da alma gemea,só posso dizer:Não perca tempo com essa dúvida,pois é verdade!Sou a prova disso.Eu tinha 23 anos,estava gravida e o pai de meu filho se foi...Decidi por tudo que jamais entraria num outro relacionamento.Porém,três anos depois,na Universidade,encontri um cara 21anos mais velho que eu,casado...fiz de tudo para me afastar.É verdade,sou católica e minha familia jamais aceitaria tal relacionamento.ele,no entanto,assumiu meu filho como sendo dele (pra mim,já era dele).Nada nos fez se separar e estamos juntos há 20 anos,numa total felicidade...Graças a Deus.Acreditem pois garanto que é real!

Rosangela f. comentou às 03h45 em 04/11/2012 responder denunciar

Acredito em alma gemea ,pois passei e passo por essa experiência a 8 anos. Antes de conhecer meu esposo,tive um sonho que mexe comigo atè hoje. É incrivel. Foi assim: eu passava por um portão pequeno e em minha frente uma casa na cor branca e amarela e tinha uma placa. De imediato tiro a vista e olho para o meu lado direito e vou andando em direção a um beco ao lado dessa casa e vejo um pedaço de papel sendo levado pelo vento começo a seguir e percebo que estar indo em direção a um portão com uma cortina , não consigo chegar até esse portão, acordo em seguida. Com pouco tempo depois conheço meu esposo, um mês depois vou conhecer onde ele mora, e pra minha surpresa era a casa branca e amarela com a placa que tinha escrito: Centro Espirita Maria Madalena ele morava nos fundos desse centro e o acesso era pelo beco. Eu não sei se minha missão e fazer a diferença na vida dele ou ele na minha. O que eu sei que nossa ligação hoje se chama Augusto e tem 5 anos e nossa vida.

Rosangela f. comentou às 03h23 em 04/11/2012 responder denunciar

Acredito em alma gemea ,pois passei e passo por essa experiência a 8 anos. Antes de conhecer meu esposo,tive um sonho que mexe comigo atè hoje. É incrivel. Foi assim: eu passava por um portão pequeno e em minha frente uma casa na cor branca e amarela e tinha uma placa. De imediato tiro a vista e olho para o meu lado direito e vou andando em direção a um beco ao lado dessa casa e vejo um pedaço de papel sendo levado pelo vento começo a seguir e percebo que estar indo em direção a um portão com uma cortina , não consigo chegar até esse portão, acordo em seguida. Com pouco tempo depois conheço meu esposo, um mês depois vou conhecer onde ele mora, e pra minha surpresa era a casa branca e amarela com a placa que tinha escrito: Centro Espirita Maria Madalena ele morava nos fundos desse centro e o acesso era pelo beco. Eu não sei se minha missão e fazer a diferença na vida dele ou ele na minha. O que eu sei que nossa ligação hoje se chama Augusto e tem 5 anos e nossa vida.

dayane comentou às 19h30 em 09/08/2012 responder denunciar

eu amo um garoto chamado deric eu queria entender pq eu amo tanto esse menino agente era muito amigo mais um dia essa amizade foi crescendo e se tornou amor e agente já ficou mais lel diz q é só amizade mais eu não entendo isso por isso q eu acho q ele é minha alma gemea agente se atrai de mais e eu não sei mais o q eu faço amo muito ele..

dayane comentou às 19h25 em 09/08/2012 responder denunciar

amei suas materias sobre as alma gemeas..

geisa de souza carvalho comentou às 16h58 em 03/01/2012 responder denunciar

gostaria de saber por que sinto tanta angustia as vezes tenho vontade de morrer,preciso muito de uma ajuda espiritual sofri uma decepsao amorosa recentemente estava em um relacinamento com u moço chamado ricardo de souza silva,ele me disse q precisava de um tempo e voltou cm a ex eu sofro muito por isso sempre qndo eu acho q vai dar certo acontece alguma coisa e eles somem sera q eu ñ tenho minha alma gemea me repondam......obrigada

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER