Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Espiritismo Quem são os anjos da...

Quem são os anjos da guarda

Publicado por Redação em 31/01/2011 às 15h34

Essas figurinhas tão conhecidas do imaginário popular são fiéis guardiões que nos auxiliam na evolução espiritual e zelam por nosso bem-estar, nos acompanhando por toda a vida. E sim, o espiritismo confirma e explica sua natureza divina. Acompanhe

Texto • Geisa D'avo



Cabelos louros e encaracolados, um par de asas, auréola e sexo indefinido. Desde a infância, esta é a imagem que vem à cabeça quando pensamos em anjos. Ou então vemos mentalmente uma criança "angelical", cheia de beleza, inocência e bondade. Mas, seja qual for a representação que tenhamos em mente, será que realmente compreendemos de que maneira os anjos da guarda participam da nossa vida espiritual?

De acordo com O livro dos espíritos, de Allan Kardec, os anjos da guarda exercem uma participação direta na evolução de cada um de nós. São espíritos protetores que nos acompanham e nos auxiliam em diversas encarnações desde o nascimento até a morte. Embora dificilmente se manifestem por meio da mediunidade de seus protegidos, estes guardiões estão sempre em atividade para nos dar forças nos momentos difíceis.

Segundo Regina Carlin, diretora da Área Federativa da Federação Espírita do Estado de São Paulo, todos nós temos um espírito protetor que transmite orientações por meio do pensamento. “Por essa conexão mental, os guardiões nos fornecem ideias positivas e nos aconselham sobre como proceder em cada situação. Assim, permanecem ao nosso lado para que possamos crescer durante nossa caminhada”, afirma.
 

Escolha certa

Os anjos da guarda são espíritos mais evoluídos do que aqueles a quem acompanham e não medem esforços para tentar encaminhar seus protegidos para o bem. A relação de amizade e lealdade que estabelecem nasce da vivência espiritual de cada um. “Algumas vezes, os anjos guardiões podem ser espíritos de familiares que já desencarnaram, mas na maioria dos casos são espíritos amigos que trabalham por nossa evolução. Nós temos uma família espiritual e o espírito protetor surge desse grupo de espíritos simpáticos que estão sempre por perto”, explica Regina.

Nas adversidades ou nos momentos de alegria, nossos protetores se fazem presentes. Suas orientações podem até passar desapercebidas no dia a dia de algumas pessoas, que as recebem como se fossem sensações meramente intuitivas. Ainda assim, a regra vale para todos: a influência dos anjos guardiões não delimita nossos atos e sequer nos impede de decidir qual o caminho de nossa preferência, ou seja, não interfere em nossas escolhas e decisões.

Utilizar o livre arbítrio faz parte da evolução espiritual, por isso, cabe a cada um de nós tentar compreender as mensagens positivas e negativas que lhes digam respeito para encontrar, assim, a melhor maneira de superar cada obstáculo que surja no caminho. Para isso, é preciso estar sempre atento a fim de impedir que influências ruins atrapalhem essa jornada.

“Nossos anjos nunca nos abandonam, mas podem se afastar de acordo com a condição de cada um. Se sua vibração estiver muito baixa, outras entidades inferiores podem acompanhar seu pensamento. E quando protegem uma pessoa muito negativa, ou que blasfema muito, por exemplo, os espíritos protetores se distanciam, mas nunca deixam de observar seus passos. Mas quando você realmente precisar, ele estará ao seu lado para te acompanhar”, completa Regina.
 

Em busca do bem

A manifestação dos espíritos protetores raramente ocorre fora do plano mental. Ainda assim, sua presença pode ser percebida mesmo sem qualquer comunicação direta, afinal, eles influenciam nossos pensamentos. Mas são as boas ações que nos aproximam ainda mais daqueles que zelam por nosso bem estar.

De acordo com Isidoro da Fonseca, diretor do Centro Espírita da Consolação, em São Paulo, são necessárias simples atitudes para conversar com nossos anjos da guarda. “Se você pedir apenas por coisas boas e que estejam dentro do limite do que você realmente necessita, seu anjo vai ouvir e fará o possível para ajudar, mesmo que para isso precise conversar com espíritos mais elevados”.

Querer sempre o bem, ajudar ao próximo, trabalhar para evoluir espiritualmente e lutar para afastar o mal são atitudes bem quistas pelos espíritos protetores, que se alegram diante de nossas boas escolhas. É também dessa maneira que melhoramos a sintonia com nossos guardiões e nos tornamos mais aptos a compreender os avisos que transmitem. 

Reconhecer o amparo proveniente dos nossos protetores também é importante. “Devemos fazer todo tipo de oração para o nosso anjo da guarda e podemos fazê-la a qualquer momento do dia. Basta levar o pensamento até ele e demonstrar gratidão por todos os momentos vividos, pelas coisas boas e ruins”, aconselha Fonseca. Os anjos agradecem.
 

Para falar com os anjos

Em O evangelho segundo o espiritismo, Allan Kardec ensina a prece a seguir, que pode ser realizada por todos aqueles que desejam se comunicar com seus espíritos protetores.

“Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes por missão assistir os homens e conduzi-los pelo bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-la sem queixumes; livrai-me dos maus pensamentos e fazei que eu não dê entrada a nenhum mau Espírito que queira induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o véu do orgulho, capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo”.

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Eliana Cristina comentou às 19h38 em 08/08/2017 responder denunciar

Gostaria de saber qual meu anjo da guarda.Nasci em 02 de Maio de 1969, As 07:00 da manha, em Guarulhos/SP.

carolina elvira ordine comentou às 13h08 em 16/05/2017 responder denunciar

Qual é meu anjo da guarda nasci deia13/04/1998..

Marilu Nogueira Ramos comentou às 13h05 em 17/01/2016 responder denunciar

Gostaria de saber qual meu anjo da guarda. Nasci no dia 28/10/1947.

Rosângela Guimarães Agostini comentou às 00h43 em 14/01/2015 responder denunciar

Gostaria de saber qual é o meu Anjo da Guarda? Data de nascimento: 18 de Janeiro de 1958 As 18:00hrs

joseli ribeiro comentou às 09h35 em 27/10/2014 responder denunciar

desejo ser promovida para o setor do RH.da empresa em que trabalho que assim seja.

lazara comentou às 01h36 em 12/10/2014 responder denunciar

adoro ouvir sobre espiritualidade, amor, bondade, creio muito em Deus e sei que tudo isso o agrada

claudia regina cintra xavier comentou às 23h13 em 16/06/2014 responder denunciar

Gostaria de saber qual e o nmeu anjo da guarda

Maristela Batista Carvalho Barboza comentou às 16h16 em 18/05/2014 responder denunciar

Vi num programa de TV, numa entrevista com um Sacerdote da Igreja Católica, que podemos saber o nome de nosso Anjo da Guarda. Procedi da seguinte maneira: silenciei e em pensamento conversei com meu Anjo da Guarda dizendo que sabia que estava comigo e que eu queria saber seu nome. O nome que me veio foi Anísio. Faz sentido?

Maristela Batista Carvalho Barboza comentou às 16h11 em 18/05/2014 responder denunciar

Vi num programa de TV, numa entrevista com um Sacerdote da Igreja Católica, que podemos saber o nome de nosso Anjo da Guarda. Procedi da seguinte maneira: silenciei e em pensamento conversei com meu Anjo da Guarda dizendo que sabia que estava comigo e que eu queria saber seu nome. O nome que me veio foi Anísio. Faz sentido?

veronica pinheiro comentou às 23h28 em 26/03/2014 responder denunciar

Textos objetivos e sabedoria para o nosso dia a dia . neste momento que passamos , nós e o planeta , é um bálsamo um frescor na nossa alma . Veônica .

Wanderley Soares comentou às 20h47 em 22/12/2013 responder denunciar

Obrigado, fui muito esclarecido e iluminado.

vl comentou às 18h27 em 12/11/2013 responder denunciar

: Re: Re: ORAÇÃO DE CHICO XAVIER - PODEROSA Chico Xavier (coincidência ou não ? Nome: Chico Xavier (coincidência ou não ?) é de arrepiar “Chico Xavier” – Por que v c está no lugar em que está ? “O Senhor é o meu Pastor! Nada me faltará!” Espero q seu telefone toque muuuiiiiiitooooo! RECEBI E ESTOU REPASSANDO…. Só acreditei porque o telefone tocou mesmo… Este é real, o telefone literalmente tocou tão logo eu li a última palavra deste e-mail!!!!! Deseje que isto funcione. Supostamente o telefone tocará logo depois de você fizer isto. Apenas leia as pequenas histórias e pense em um desejo, enquanto você rola todo o caminho até o fim. Há uma mensagem lá – então faça seu desejo Não há anexos neste e-mail. Histórias*: 1)* Tenho 13 anos, e desejei que meu pai pudesse vir para casa do exército, porque ele vinha tendo problemas de coração e na perna direita. Isto foi às 14h53 – quando fiz meu desejo. Às 15h07 (14 minutos mais tarde), a campainha da porta tocou, e lá estava meu pai com bagagem e tudo!! 2)* Sou Katie, tenho 20 anos e tenho tido dificuldades com meu chefe em meu trabalho, estando no limite de largá-lo. Fiz um desejo simples de que meu chefe pudesse obter um novo trabalho. Que foi à 1h35. E às 2h55 havia um anúncio de que ele foi promovido e estava indo para outra cidade. Acredite-me… isto realmente funciona!!!! 3)* Meu nome é Ana e tenho 45 anos de idade. Sempre fui solteira e vivia sonhando com um relacionamento amoroso, simpático durante muitos anos… Apenas um sonho…(mais forte depois de ler este e-mail). Desejei que uma pessoa de qualidade pudesse finalmente entrar em minha vida. Que foi às 9h10 de uma terça- feira. Às 9h55 um homem de entrega do FedEx veio ao meu escritório. Ele era polido, bonitinho e não podia parar de sorrir. Ele começou a vir quase todos os dias (até mesmo sem pacotes) e convidou-me para sair uma semana mais tarde. Nós casamos 6 meses mais tarde e agora temos um casamento feliz há 2 anos. Que grande e-mail foi este!!! 4) Sou 34 anos Estela…até andei tirando sarro disto tudo, mas como todos meio que desconfiada… mandei os e-mail conforme pede…sem mentira nenhuma, nem precisou dar os 34 minutos de acordo com minha idade… o telefone tocou…07/10/08 audiência de uma causa trabalhista a favor de meu marido…nossa foi incrível…pode acreditar!!! Somente role abaixo até fim, mas enquanto você faz, pensa em um desejo. Faça seu desejo enquanto você rola. Qualquer idade que você tenha, é o número de minutos que tomará para seu desejo se tornar verdadeiro Exemplo: se você tem 25 anos, isto tomará 25 minutos para seu desejo se tornar verdadeiro. Entretanto, se você não enviar este e-mail para outras pessoas em 5 minutos, você terá má sorte por anos!! Vamos, faça!! ROLE ABAIXO! PARE!!!! Congratulações!!! Seu desejo agora se tornará verdadeiro em seus minutos de idade.. Agora obedeça cuidadosamente…. é recompensador!!!! Se você enviar este para mais 10 pessoas, que não as 5 que você já teria de enviar, outro desejo profundo acontecerá. O telefone tocará em seguida! Acreditem nos seus sonhos eles podem e vão acontecer… Deus tem visto suas Lutas. Deus diz que elas estao chegando ao fim. Uma benção está vindo em sua direçao. Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos. Não ignore, vc está sendo Testado!!!! Se acreditar em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas, se rejeitar lembre Jesus disse: “se me negas entre os homens, te negarei diante do pai ” Dentro d e 4 minutos te dirão uma notícia boa oi sou joseany e desejo ficar bem de vida sem precisar trabalhar! Amém - See more at: http://inforum.insite.com.br/70774/13247924.html#sthash.j2JsYzuH.dpuf

mara cristina da silva fonseca comentou às 21h23 em 20/05/2013 responder denunciar

peço aos anjos benevolentes e de luz que ao encontrar meu sogro ubirajara bernardo da fonseca que desencarnou no dia 16 de maio de 2013 tenha paz,orientação espiritual.

mara cristina da silva fonseca comentou às 21h18 em 20/05/2013 responder denunciar

agradeço pela minha vida e de minha família, marido: ubiraci duarte da fonsea, filho mais velho: janderson da silva fonseca e o mais novo: jansen da silva fonseca. peço aos anjos benevolentes,protetores e de cura espiritual para meu marido e para meus filho mais velho que encaminhe na espiritualidade e aos anjos benevolentes,curadeiro,protetores que direcione um trabalho que isso esta afetandado a saúde dele e mental esta desestimulando a viver,tenho feito orações para os três mais tem hora que me sinto fraca porque a negatividade dele e muito grande desde já agradeço e assim seja graças a deus.

odete comentou às 03h40 em 04/01/2013 responder denunciar

Depois que eu passei a frequentar a ceita espírita me sinto uma pessoa renovada aprendi a se sentir mais próxima de Deus e me relacionar melhor com as pessoas e doar o melhor de mim para cooperar num mundo mais próximo de Deus.

stefanie comentou às 21h27 em 12/12/2012 responder denunciar

eu adoro os livro do chico e aonde a gente encontra a paz e a proteçao de hoje temos a vida da gente e rodeada por varias coisas da vida dos problemas e as nossasdifuiculdades e e ai que a gente encontra a paz e o amor de chico eu aprendi varias coisas da minha vida que e hoje eu posso dizer que eu estou feliz

tenilda santos de souza comentou às 18h44 em 01/05/2011 responder denunciar

eu tinha um Grande amigo;logo quando nos conhecermos descobrimos que erramos mas que amigo ;ele era muito religioso; eu também;procuramos nos reservar , marcamos uma viagens para exterior ;para mes de Junho ;mas deus não permitiu a 34 dias ele sofrei um acidente de moto e foi a óbito antes que u socorro chegasse; hoje eu sofro muito pela perda e por não ter dado tempo para dizer quanto eu amava ; foi a unica pessoa que amei na vida e serrar a ultima mim questiono todos os momento ; quantas coisas deixei de dizer e de ouvir ;no dia do enterro a noite eu chorava muito e sentir a presença dele junto a mim como que estava mim tocando ;não consigo parar de chorar ontem estava no mercado sentir uma angustia comecei a chorar não conseguia conter as lágrimas na meu pensamento ele estava ali mim olhando minha familia quer que eu procure uma psicologia. dizem que não e normal; serrar mesmo? acordo e durmo sentindo a presença dele ;tudo mim lembra cada musica cada palavra cada gesto tudo mim faz lembrar ; nosso amor era no tamanho do universo ; não existe amor maior mesmo não estando mas aqui vou continuar amando par sempre meu desabafo ; serrar que tem explicação meu deus/

tenilda santos de souza comentou às 18h44 em 01/05/2011 responder denunciar

eu tinha um Grande amigo;logo quando nos conhecermos descobrimos que erramos mas que amigo ;ele era muito religioso; eu também;procuramos nos reservar , marcamos uma viagens para exterior ;para mes de Junho ;mas deus não permitiu a 34 dias ele sofrei um acidente de moto e foi a óbito antes que u socorro chegasse; hoje eu sofro muito pela perda e por não ter dado tempo para dizer quanto eu amava ; foi a unica pessoa que amei na vida e serrar a ultima mim questiono todos os momento ; quantas coisas deixei de dizer e de ouvir ;no dia do enterro a noite eu chorava muito e sentir a presença dele junto a mim como que estava mim tocando ;não consigo parar de chorar ontem estava no mercado sentir uma angustia comecei a chorar não conseguia conter as lágrimas na meu pensamento ele estava ali mim olhando minha familia quer que eu procure uma psicologia. dizem que não e normal; serrar mesmo? acordo e durmo sentindo a presença dele ;tudo mim lembra cada musica cada palavra cada gesto tudo mim faz lembrar ; nosso amor era no tamanho do universo ; não existe amor maior mesmo não estando mas aqui vou continuar amando par sempre meu desabafo ; serrar que tem explicação meu deus/

Sirlene comentou às 23h42 em 23/04/2011 responder denunciar

É muito importante a divulgação da Doutrina Espírita na net e eu parabenizo quem a faz, mas eu gostaria de fazer uma observação em relação ao segundo parágrafo do primeiro texto e no último do texto "Escolha Certa": Muitos espíritas colocam todos os espíritos amigos como se fossem uma mesma coisa. Está certo que os protetores nos guardam e o Anjo da Guarda nos protege, mas, é importante deixarmos claro que são diferentes. No cap. XXVIII (Preces por aquele mesmo que ora), no O Evangelho S.oE., vemos claramente essa diferenciação e em O Livro dos Espíritos perg. 495 (livro II cap. IX) no 4º parágrafo e também na observação do final da resposta desta pergunta está bem claro que nosso Anjo da Guarda habita outros planetas e mesmo assim estão ligados à nós. E os espíritos protetores sim, são nossos parentes, amigos ou até mesmo pessoas que não conhecemos na encarnação atual.(no Evangelho). É apenas uma observação. Minha intenção é apenas colaborar. Muito obrigada pela atenção. Sirlene.

Fátima Meneses comentou às 16h20 em 23/03/2011 responder denunciar

Adorei este artigo sobre anjos da guarda. Aliás, todos são muito bons. Vou falar na evangelização das crianças a respeito deste assunto, que foi muito inspirador.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER