Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Espiritismo Experiências fora do...

Experiências fora do corpo

Publicado por Redação em 31/01/2011 às 15h34

Saiba mais sobre a viagem astral, também chamada de desdobramento espiritual, o intrigante fenômeno em que espírito e matéria se distanciam por alguns preciosos instantes

Texto • Kathlen Ramos
 


 

Sabe aquela estranha sensação de estar quase pegando no sono e de repente ter uma vertigem? Você já teve a impressão de voar pelo seu quarto e contemplar seu próprio corpo na cama? Ou então, passou pela experiência de, pouco antes de acordar, querer abrir os olhos ou mover os braços e não conseguir? Mais do que sonho ou alucinação, para espíritas e esotéricos, tudo isso pode ser explicado como “viagens astrais” ou “desdobramento espiritual”.

Estas experiências são caracterizadas pelo afastamento entre o espírito e o corpo físico, em razão do afrouxamento, mesmo que momentâneo, dos laços que os mantêm unidos. “A viagem astral é uma espécie de sonho, só que muito mais nítido e coerente. Podem-se visualizar cenas e encontrar pessoas, encarnadas ou desencarnadas. As impressões são muito mais intensas, pois ocorrem por meio das faculdades espirituais”, afirma a diretora da Federação Espírita Brasileira (FEB), Marta Antunes de Moura.

Quase sempre as projeções acontecem de modo involuntário ou espontâneo, durante o sono. Em outros casos, ocorrem em situações de Experiências de Quase Morte (EQM), comuns a pacientes terminais. “O corpo físico relaxa naturalmente e surgem sensações como inchamento, morbidez e entorpecimento físico. No momento do distanciamento, existe a sensação de um pequeno choque e ouve-se um ruído parecido com uma estação de rádio fora de frequência”, conta o estudioso, praticante de viagens astrais e criador da maior comunidade do Orkut com o tema, Beraldo Lopes Figueiredo.

Apesar de a sensação de poder realizar uma viagem como esta ser fascinante, dificilmente se pode comandar o destino do corpo astral. “É fantasioso dizer que vamos passear onde queremos. Realizar uma projeção conscientemente e com lembranças já é difícil. E mais difícil ainda é controlar o destino dessa viagem”, afirma Figueiredo.
 

Perigos e descobertas

O risco que envolve as viagens astrais é um assunto contraditório. De acordo com o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscientologia (IIPC), aparentemente não há problemas, partindo do princípio de que todos temos essa experiência pelo menos uma vez durante cada noite de sono. O estudioso Beraldo Figueiredo também acredita que não há riscos. “Não existe perigo de qualquer natureza em se projetar. Do contrário, teríamos milhares de mortos durante seus sonhos”, afirma.

No entanto, no espiritismo, que denomina essa experiência como Desdobramento Espiritual, as projeções podem ser perigosas, sim. “Despreparados, é possível deparar-se com espíritos desvirtuados, que podem provocar sofrimentos e controlar nossos passos”, alerta a diretora da FEB, Marta Antunes. Dessa maneira, no espiritismo, os desdobramentos ocorrem em reuniões focadas, tendo como finalidade o benefício do próximo.

Apesar de serem governados pelos mesmos princípios, os espíritas frisam que existe, sim, uma diferença entre o desdobramento, pregado pela religião, e a viagem astral, de conotação popular. O método espírita é natural e espontâneo, não lançando mão de rituais ou exercícios para obtenção. Na doutrina de Kardec, para realizar um desdobramento, é necessário estar num lugar tranquilo, afastado de ruídos. Depois, é preciso fazer uma prece e entrar em um estado de concentração. “Na sequência ocorre o transe, de forma espontânea e, com auxílio de espíritos desencarnados, afasta-se do corpo físico”, explica Marta.

Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Suelylacerdafreire comentou às 17h40 em 15/10/2017 responder denunciar

Eu as vezes acordo com a impressão de ter andado muito aí passo o dia me sentindo sonolenta e cansada.Isso pode ser um sinal de viagem astral.

andersonbatistaneves comentou às 02h44 em 06/02/2013 responder denunciar

hola amigos fiquei muito feliz em conhecer este site e aqui tbn poder deixar minha mensagem p vcs tenho o dom do sono consciente ou seja quando estou dormindo consigo saber que naquele momento estou sonhando vivendo um momento ¨ficticio¨podendo entao manipular como eu queira meu proprio sonho faço isto a quase 30 anos começou como por brincadeira mas com o passar do tempo foi se tornado muito serio com ares de espiritualidade muito forte,mas acreditem o sonho consciente é possível sim , é uma viajem muito doida mas tbn pode ser perigosa,. Para quem quiser saber mais meu msn é andersonbatistaneves@hotmail.com

Tamires comentou às 21h09 em 03/12/2012 responder denunciar

Bom eu tenho só 17 anos netas de mediuns, ja n tendo contato mais, sofro com isso meu medo é mt grande, procuro sempre ler, as vezes é assustador me encontro com pessoas que me assustam, meu medo tem sido tão grande que eu estou com medo de dormir, preciso de ajuda sei que com ajuda eu consigo me dar bem com isso, Gostei muito do site

Brida comentou às 15h51 em 21/11/2011 responder denunciar

Quero fazer uma viagem astral mas tenho medo oque faço para perder?e como tenho certeza que irei conseguir fazer essa viagem?

Luciana Oliveira da Silva comentou às 20h24 em 24/10/2011 responder denunciar

Adorei o site, acontece comigo sempre, mas tenho medo das pessoas que encontro, porque elas não gostam de mim, então eu volto para o corpo, elas vem junto,porém não as vejo mais, não consigo me mexer durante muito tempo, e essa é a pior sensação que já senti em toda minha vida, gostaria muito de receber auxilio para lidar com essa situação.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER