Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Fé oriental Símbolos auspiciosos...

Símbolos auspiciosos do budismo

Publicado por Redação em 03/05/2010 às 19h08

Conheça os 8 símbolos auspiciosos do budismo tibetano: imagens capazes de proporcionar o bem, incentivar a prática meditativa e nos fazer aspirar à iluminação

Texto • Isis Gabriel e Otávio Nagoya

Pense em uma cruz. Assim, de imediato, qual o significado desta imagem para você? Cristo, cristandade, igreja? Para nós que vivemos em um país essencialmente cristão, esta é interpretação mais recorrente. E para quem é cristão, olhar para uma cruz é também lembrar o martírio pelo qual Jesus passou, meditar sobre seu sofrimento e seu legado. Da mesma maneira que o cristianismo, outras religiões e filosofias também têm seus símbolos e imagens capazes de transcender barreiras de idioma e tempo, e com isso, transmitir suas histórias e ensinamentos. No budismo, e em particular no budismo tibetano, não é diferente.

Além das estátuas e desenhos de Buda, na iconografia sagrada tibetana existem os símbolos especiais, chamados auspiciosos – imagens que trazem boa sorte e esperança a quem as faz ou apenas as admira. Segundo as escrituras, esses símbolos foram ofertados a Buda Sakyamuni depois de sua iluminação, como forma de reverenciá-lo. Cada um deles (os quais você vê espalhados nessa e na próxima página) traz implícito os principais atributos de Buda e sua filosofia. Assim, os homens que conhecem e têm por perto tais imagens são protegidos e abençoados.

Estes desenhos são comumente encontrados em templos e altares domésticos, mas podem ser dispostos em qualquer local e ambiente onde há intenção de trazer seus bons auspícios. Mas existem locais mais indicados para potencialização de energia deles (veja na descrição de cada símbolo onde você pode colocá-los). O interessante é que os benefícios proporcionados por estas imagens são sentidos mesmo por quem não é budista.

A artista plástica Suzana Uribarri, praticante do budismo, conta que, mesmo sem conhecer absolutamente nada sobre os símbolos budistas, qualquer pessoa que vá a um local onde está exposta uma pintura deste tipo é capaz de captar boas vibrações. “Isto porque a sensação de proteção está presente mesmo que a pessoa não saiba”, fala Susana.



Página 1 de 10
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
giovana e isa comentou às 15h06 em 10/04/2013 responder denunciar

muito legal

Marisa comentou às 21h45 em 28/12/2011 responder denunciar

I guess that to get the business loans from creditors you ought to have a great reason. However, once I've got a college loan, because I wanted to buy a house.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER