Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Fé oriental Om: o mantra essenci...

Om: o mantra essencial

Publicado por Redação em 31/01/2011 às 15h30

O mais antigo e poderoso dos mantras é capaz de afastar qualquer negatividade e deixar a mente levinha, levinha. Saiba mais sobre o Om e quais benefícios ele oferece

Texto • Geisa D'avo


Que atire a primeira pedra quem nunca se deixou levar por sentimentos negativos como irritação, estresse e tristeza. Afinal, muitas vezes, basta o trânsito abarrotado, a sobrecarga de tarefas no trabalho ou pequenos imprevistos do cotidiano para fazer com que as emoções negativas deem as caras. Mas, com a ajuda do mais sagrado mantra da tradição hinduísta, virar o jogo e afastar estas sensações pode se tornar bem mais simples do que parece.

De acordo com os Vedas, os mais importantes escritos da Índia, entoar o mantra Om é a arma principal para combater o negativismo e apaziguar a alma. Mas, afinal de contas, o que é exatamente o tão famoso Om? “É o som do silêncio, o símbolo sonoro presente em todo o universo. Tudo é Om. Por isso é tão difícil explicá-lo. Mas, de forma simples, a vibração deste mantra representa e proporciona harmonia. Quando você pronuncia Om, estabelece uma conexão com si próprio e com todo o universo”, explica a professora de yoga Angélica Rosa.
 

Origem do som

Reza a lenda que o som do Om surgiu à época do Big Bang. Na explosão que teria dado origem ao mundo como o conhecemos – interpretada pelos hinduístas como um processo cíclico de retração e expansão do universo –, o Om se espalhou por todos os lados. A partir daí, jamais deixou de existir.

“Desde que surgiu, o Om se tornou um forte aliado para quem deseja conduzir os pensamentos em direção às vibrações positivas que vêm dos planos mais elevados do universo. Todos os outros mantras que conhecemos foram criados a partir do Om. Ele é o início, o meio e o fim de todo esse processo”, explica Angélica.

Ao entoar este som sagrado, abrimos nossos canais energéticos e nos tornamos receptivos às qualidades divinas que, então, se manifestam na forma de sentimentos como compaixão, sabedoria, amor e tranquilidade. Assim, não há espaço para a presença de qualquer sentimento negativo.

Ainda de acordo com a professora, “a pronúncia do Om faz o coração vibrar fisicamente, o que gera uma grande sensação de bem estar”. Outro benefício do mantra é permitir que cada um crie uma espécie de camada de proteção em torno de si próprio, impedindo a chegada de qualquer energia ruim. “Além disso, a prática constante faz com que as pessoas despertem e agucem a intuição”, conta ela.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Irance Esteves comentou às 06h30 em 21/04/2015 responder denunciar

Adoro o Triada,super bem feito,os assuntos tratados com seriedade e bem pesquisados.Parabens pelo trabalho!Obrigada,Ira

rossana comentou às 17h04 em 06/06/2014 responder denunciar

ao faze r o OM deixam,os a boca aberta ou fechamos ex.começo pelo O e pra proniciar o M tenho que fechar a boca

magali comentou às 17h57 em 04/11/2013 responder denunciar

eu comecei a aula de yoga, adoro fazer.

giovana e isa comentou às 15h08 em 10/04/2013 responder denunciar

otimo

Ada Alves comentou às 16h16 em 12/04/2011 responder denunciar

Olá! faz tempo que ando procurando sobre o assunto. e faz tempo q ando procurando meios de melhorar meu comportamento e equilibrar minha energia! e por acaso encontrei esse site! bem, gostaria de saber mais sobre o assunto... me interesso por esse tipo de assunto... agradeço pela sua atençao! tenham uma otima tarde!

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER