Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Fé oriental Vishnu, o protetor d...

Vishnu, o protetor do universo

Publicado por Redação em 14/07/2010 às 16h58

Quando o mundo está sob a ameaça de alguma força do mal, é Vishnu quem surge para protegê-lo. Saiba mais sobre esse tão importante deus do hinduísmo, responsável por nada menos do que manter a ordem do universo

Texto • André Pereira
 


 

A aparência esquisita do deus Vishnu pode assustar à primeira vista. Mas não há porque ter medo: todos os símbolos que o envolvem têm um significado importante – e belíssimo – para quem segue (ou mesmo por quem se interessa por) a filosofia hinduísta.

Vishnu é um dos deuses da trindade hindu, formada também por Brahma e Shiva. Brahma é o deus da criação, Shiva o da destruição e Vishnu o da manutenção, proteção e sustentação. Quando o mundo está sob a ameaça de alguma força do mal, é Vishnu quem surge, sob a forma de um de seus avatares (encarnações), para protegê-lo.

De acordo com os adeptos do hinduísmo, Vishnu aparece em momentos nos quais os deuses necessitam de proteção suprema contra algum demônio. Sua arma, o chakra (um disco), pode cortar a cabeça dos inimigos.
Diz a lenda que, se a ordem prevalece no universo, Vishnu dorme nas colinas de Sesha. Mas quando há desequilíbrio, ele utiliza seu veículo, Garuda, e guerreia com as forças do caos, ou envia um de seus avatares para salvar o mundo.

Vishnu é reconhecido por sua cor azul-escura e por seus quatro braços, que sugerem que ele pode alcançar os quatro cantos do universo. Tradicionalmente, ele porta quatro objetos: Dudarshana chakra (disco), Gada (maçã), Padma (flor de lótus) e Shanka (búzio). Nas imagens, Vishnu aparece reclinado sobre Shesha, a naja que possui de 5 a 1.000 cabeças. Ela o protege sempre com os capelos abertos.

Conta-se também que o deus Brahma, criador do universo, teria nascido de uma flor de lótus surgida do umbigo de Vishnu. Já sua esposa, Lakshmi, é a deusa da beleza, do amor e da prosperidade – principal símbolo da potência feminina no hinduísmo.

“Os devotos de Vishnu são chamados de Vaisnavas e cultuam o deus sem esperar nada em troca. É o tipo de pessoa que tem devoção pura. São hindus mais religiosos”, explica Vraja Sundari, coordenadora do Instituto YAAT de Cultura Indiana, em São Paulo. 

Na Índia, Vishnu é muito popular, especialmente sob a forma de dois de Krishna e Rama, seus dois principais avatares. O templo mais famoso dedicado a Vishnu localiza-se em Trivandrum, no sul do continente indiano. A deidade de Vishnu ali presente chama-se Padmanabha.
 

A lenda de Vishnu

Segundo a lenda, Vishnu aparece na Terra em várias formas. As três primeiras são animais: peixe, tartaruga e javali. Depois, ele surge como um ser meio humano e meio animal, o homem-leão. Em seguida, vem o anão Vamana, cuja lenda se encontra na mais antiga literatura indiana, e, mais tarde, Rama, uma das mais significativas encarnações de Vishnu. Rama vence Ravana, o rei dos demônios e, como marido afetuoso, rei amistoso e príncipe corajoso, representa a imagem do homem indiano ideal.

A oitava encarnação de Vishnu é Krishna, uma das mais populares divindades hindus. Krishna era um rapaz excepcionalmente amável, mas sempre ocupado em fazer travessuras e, por isso, sujeito a pagar todo tipo de pena. Ele passou a juventude entre pastores e teve, desde cedo, inúmeras aventuras amorosas. 

Em sua nona encarnação, Vishnu aparece como Buda, o que denota uma certa tentativa de colocar o budismo como uma doutrina subordinada ao hinduísmo. Em sua encarnação como Buda, Vishnu é descrito como um demagogo que tentava levar os crédulos hindus a uma falsa crença. A representação negativa do Buda é esclarecida pela preocupação de que a religião budista poderia afastar os adeptos do hinduísmo, de sua doutrina e de seu ritual.

A décima e última encarnação de Vishnu só ocorrerá no fim da nossa era. Para os hindus, ele aparecerá como um deus com cabeça de cavalo, que chega para dar início a um novo tempo de paz.
 

Muitas encarnações

A lista completa dos dez avatares de Vishnu é a seguinte:

1. O peixe Matsya
2. A tartaruga Kurma
3. O javali Varaha
4. O homem-leão Narasimha
5. O anão Vamana
6. O padre guerreiro Parashurama
7. O príncipe Rama
8. O pastor de animais Krishna
9. Buddha-Mayamoha
10. O cavaleiro Kalki

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
maria de jesus alves de souza comentou às 10h09 em 10/08/2018 responder denunciar

MEU É MARIA DE JEUS, E EU NÃO CONHECIA ESSE NOME VISHNU: ESTAVA TRABALHANDO E FOI MOSTRADO PARA MIM O NOME vISHNU. vOCE PODERIA EXPLICAR PARA MIM O MOTIVO?

Maysa Vitória comentou às 23h47 em 13/06/2017 responder denunciar

Qual o significado do búzio?

Suchira Anando comentou às 17h00 em 26/06/2014 responder denunciar

Sonhei que, no leito de morte, não queria me desfazer de meus anéis. Então surgiu, diante de mim, um lindo ser com a pele que parecia irradiar luz negra. Com um olhar profundo ele se aproximou e me mostrou suas mãos: "Veja, eu me desapeguei de meus anéis!". Veio em minha direção, me deu algo que parecia um abraço terno, me envolvendo com sua luz. E eu percebi o quão dispensáveis são os elos que nos prendem a este corpo físico! Namaste!

gbhnjkm,ljv comentou às 13h12 em 11/08/2011 responder denunciar

coisa chata esse site aff

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER