Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Fé oriental Mahatma Gandhi: a vi...

Mahatma Gandhi: a vida do mito

Publicado por Redação em 31/01/2011 às 15h31

Revolução dentro de si mesmo

Gandhi acreditava que era impossível tentar transformar a sociedade antes de transformar a si mesmo. Seguindo o hinduísmo, teve uma vida marcada pela fé: cultivava uma alimentação natural, fazia peregrinações e praticava yoga e meditação transcendental. Levantava diariamente às 2 horas da manhã para orar, vivia na pobreza e usava as mesmas roupas (uma tanga e um xale de algodão) todos os dias – possuir apenas aquilo que fosse de extrema necessidade foi uma das suas maiores bandeiras.

Arun Gandhi, neto de Mahatma, conta que, quando tinha 13 anos, jogou fora um toco de lápis que seu avô havia lhe dado. Arun achava que o lápis era muito pequeno e por isso merecia um novo. Gandhi, porém, pediu ao neto que voltasse aonde tinha jogado e procurasse o toco. Em meio à escuridão, Arun vasculhou o local por horas antes de achá-lo. Então, o avô lhe ensinou uma grande lição: descartar um objeto é sinônimo de descartar os recursos finitos do planeta e isso é uma violência contra a própria natureza.

Frequentemente ele afirmava que “todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão”, pois, se cada um tomasse da natureza apenas o necessário, não haveria miséria nem desigualdade. Assim, para toda a humanidade, Gandhi ensinou que é preciso prestar atenção a cada pequeno gesto do dia-a-dia para sermos capazes de resolver as grandes questões de violência mundial.

Em 30 de janeiro de 1948, Mahatma foi assassinado a balas por um fundamentalista de sua própria religião, que o considerava um traidor do hiduísmo. Suas últimas palavras foram “oh, Deus!”, mas sua maior mensagem, segundo ele próprio, nunca esteve em palavras: “Minha mensagem é a minha vida.”
 

 

A Marcha do Sal

Gandhi liderou inúmeras greves e passeatas contra a Inglaterra. Um de seus maiores desafios foi enfrentado quando os ingleses proibiram os indianos de processarem seu próprio sal e impuseram um imposto sobre a compra do produto. Gandhi liderou, então, a famosa Marcha do Sal, em direção ao mar.

Após uma dura viagem de 28 dias, o líder indomável e a multidão que o acompanhava alcançaram o oceano. Lá, Gandhi anunciou um ataque às salinas do governo. Para impedir o ato, policiais golpearam as cabeças dos manifestantes com chicotes que possuíam ferro nas pontas. Nenhum deles ergueu sequer um braço para se defender. Após essa cena brutal, a opinião pública mundial passou a condenar a postura britânica.

Nesse e em outros momentos, Gandhi foi levado para a prisão, mas esse não era um método eficaz para detê-lo. Uma vez que já vivia sem luxos, enxergava o cárcere apenas como uma oportunidade de leitura e reflexão. “Cadeia é cadeia para ladrões; para mim, ela é um templo”, foi uma de suas frases memoráveis.

Todos os seus esforços culminaram na tão sonhada independência da Índia, em 1947, não sem antes ter iniciado sua 15ª greve de fome, um de seus últimos sacrifícios pessoais.

 



Página 3 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
laila comentou às 17h20 em 05/05/2014 responder denunciar

doida escreveu: "oi"

ops me discupa foi sem querê eu estava com meu irmão e ele escreveu isso muitas desculpas

laila comentou às 17h17 em 05/05/2014 responder denunciar

doida escreveu: "oi"

oi doida vc e muito chata

Vitoria Pereira Sarzedas comentou às 16h03 em 12/09/2013 responder denunciar

gostei muito de descobrir mais sobre a vida de gandhi

Beatrizzzzzzzzzzzzz! comentou às 10h39 em 05/09/2013 responder denunciar

otmoooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!

lucielly silva comentou às 20h20 em 19/11/2012 responder denunciar

mt bom adorei

doida comentou às 13h53 em 08/05/2012 responder denunciar

oi

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h35 em 27/03/2012 responder denunciar

VIDA É SER: E O AMOR PROVA QUE EU SOU PELA GRAÇA DE DEUS: (GN.1.23) – HOUVE TARDE E MANHÃ, O TERCEIRO DIA: (AR.28.3) Sejam bem-vindos à Obra Comum dos Amigos que são fiéis à Cristo, que cumprem às leis e os mandamentos eternos de Deus: Não duvidem do poder desse Amor que nos age, trabalhem e cresçam na graça dessa fé; pois o que está escrito com 28 letras e 3 sinais na parábola acima, é esta dádiva divina: AMOR CRIA VIDA: EU TENHO, E HÃO DE TER (IL.28.3)

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h34 em 27/03/2012 responder denunciar

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO: (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna. Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim: (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS. Outro exemplo: (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM. (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE. (JR.23.20) – NOS ÚLTMOS DIAS ENTENDEREIS ISTO CLARAMENTE: À saber: Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus: (LM.3.38) – ACASO, NÃO PROCEDE DO ALTÍSSIMO TANTO O BEM COMO O MAL?

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h33 em 27/03/2012 responder denunciar

GERANDO IRMÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO (PV.21.1) – COMO RIBEIROS DE AGUAS, ASSIM É O CORAÇÃO DO REI NA MÃO DO SENHOR;ESTE, SEGUNDO O SEU QUERER, O INCLINA: (AR.80.8) Interpretação da parábola acima, composta por 80 letras e 8 sinais: O CRISTO GANHOU UM IRMÃO, NESSA AÇÃO, E CRIOU SERES; SENDO E AGINDO COMO ESSE, QUE É DO ARNALDO RIBEIRO: (IL.80.8) (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniqüidade? (DT.32.31)- Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam? (DN.12.2) – Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno: (AP.21.8) Quanto,porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber: A SEGUNDA MORTE...

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h32 em 27/03/2012 responder denunciar

ESPARGINDO A LUZ DO SABER: (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5) (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1CO.9.3) – A minha defesa perante os que me interpelam é esta: São 37 letras e 5 sinais que, recompostos, geram a luz deste saber, com o testemunho do Verbo Divino, que diz: O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5) (LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola: (GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5) Isto é o que diz o Verbo Divino, ao recompormos as 59 letras e 5 sinais acima, a saber: DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5) Porventura Cristo é o Guia dos Guias que vive em mim? V e j a m o s : (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (LE.7.12) - A SABEDORIA PROTEGE COMO PROTEGE O DINHEIRO; MAS O PROVEITO DA SABEDORIA É QUE ELA DÁ VIDA AO SEU POSSUIDOR: (AR.109.6) (Recomposição das 109 letras e 6 sinais que compõem a parábola acima): O ESPÍRITO SANTO SABE QUE O PAI DO GUIA DOS GUIAS SE CHAMA ARNALDO RIBEIRO: E É VERDADE; E CRISTO PODE MOSTRAR ESSE PROFETA À TODO O POVO: (IL.109.6) (JB.6.14) – Este é, verdadeiramente, o Profeta que devia vir ao mundo?

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h30 em 27/03/2012 responder denunciar

O ALTÍSSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO: (JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (EX.3.14) – Eu sou o sábio que me enviou a vós outros, (SL.33.19) – para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome conservar-lhes a vida: (MT.15.10)–Ouvi e entendei, (2PE.1.20) – sabendo primeiramente isto: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela. (LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.58.11) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra; pois é o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais dessa parábola: (NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO: (MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito: E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA. (GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (MT.10.18) – Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei: (IS.46.13) – Faço chegar a minha Justiça e não está longe: (MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h29 em 27/03/2012 responder denunciar

O AMOR AGIU NOSSA DESTRA PODEROSA, QUE AGE MÃOS SÁBIAS, CRIANDO ESTA AÇÃO REDENTORA PELO NOSSO CRIADOR: (GN.1.31) – VIU DEUS TUDO QUANTO FIZERA, E EIS QUE ERA MUITO BOM: HOUVE TARDE E MANHÃ, O SEXTO DIA: (AR.66.5) (IS.14.24) – Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo:Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará: (IS.55.11) – Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei:(RM.10.19)Porventura não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do Poderoso, ele dirá: Eis-me aqui! (DN.5.24) - Então, da parte Dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura: E em obediência as ordenanças do Senhor Nosso Deus, a nossa Destra recompõe as 66 letras e 5 sinais da parábola acima, para confirmar que: EU DEI MINHA MÃO AO DEUS, QUE TRAZ FUTURO A VIDA: E AQUI EXISTE O TESTEMUNHO DO VERBO: (IL.66.5) Com essa Mão Abençoada os Profetas bíblicos escrevem que: (2PE.1.2) – A GRAÇA E A PAZ VOS SEJAM MULTIPLICADAS NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS, E DE JESUS, NOSSO SENHOR: (AR.76.3) E com estas 76 letras e 3 sinais, o Todo-Poderoso nos confirma que: JÁ ESCREVO AGINDO AOS CONSCIENTES NO MUNDO, PELA JUSTIÇA, E PELA PAZ DOS HOMENS E DAS MULHERES: (IL.76.3) (PV.16.1) – O CORAÇÃO DO HOMEM PODE FAZER PLANOS, MAS A RESPOSTA CERTA VEM DOS LÁBIOS DO SENHOR: (AR.67.3) - No mesmo critério revelamos o conteúdo objeto da parábola acima, recompondo as 67 letras e 3 sinais que a compõem, assim: NOSSO HOMEM TEM PASSADO PROVA DE SABER, PELA CERTEZA NO CORAÇÃO DOS FILHOS DO AMOR: (IL.67.3) (IS.14.26) – Este é o desígnio que se formou concernente à toda a terra, e esta é a MÃO que está estendida sobre todas as nações.

Arnaldo Ribeiro comentou às 17h28 em 27/03/2012 responder denunciar

(AP.12.10) – Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (TB.7.7) – Abençoado sejas, filho meu, porque és filho de um Homem de bem e virtuosíssimo; (1SM.9.20) – e para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel: (GN.27.43) – Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: (DT.6.6) – Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; (EZ.28.6) pois que estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus: (IS.22.4) – Portanto digo: (SL.20.4) – Conceda-te segundo o teu coração, e realize todos os teus desígnios; (LS.15.3) – porque conhecer-te é a consumada justiça, e o saber a tua justiça e o teu poder, é a raiz da imortalidade. (SL.119.130) – A revelação das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples: (GN.28.15) Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores... (LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola: (GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5) (GN.43.23) – Ele disse:(2TS.1.3) – Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus, no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira e o vosso mutuo amor de uns para com os outros vai aumentando: (JB.6.27) – Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo: (GL.1.9) E assim como já dissemos, agora repito: (JB.14.6) – Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim: (JS.23.14) – Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (1CO.15.45) – pois assim está escrito, segundo a recomposição das 59 letras e dos 5 sinais que compõem a parábola acima, a saber: DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5) (MT.21.33) – Atentai noutra parábola: (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5) (HB.13.22) – Rogo-vos, ainda, irmãos, que suporteis a presente exortação, que vos escrevi resumidamente; (1TS.2.3) – pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; (2CO.2.17) – porque nós não estamos como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus: (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, testemunhai recompondo as 37 letras e 5 sinais da parábola acima, gerando o testemunho do Verbo Divino, que diz: O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)U

Arnaldo Ribeiro comentou às 14h02 em 19/04/2011 responder denunciar

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO Urge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO: E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem: E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ: DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

gand h8 comentou às 12h55 em 27/11/2010 responder denunciar

conheca um paoca da istoria de gand hi

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER