Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Espiritualidade » Fé oriental Filosofia e tradição...

Filosofia e tradição dos samurais

Publicado por Redação em 02/08/2010 às 16h04

Conheça a fascinante e complexa filosofia dos antigos samurais japoneses e entenda como um estilo de vida pôde conciliar violência física com ensinamentos budistas de paz

Texto • Carine Portela

Guerreiros do antigo Japão feudal, os samurais existiram somente do século 10 ao 19, mas ainda hoje despertam curiosidade, interesse e admiração, principalmente no mundo ocidental, tão carente de tradições e sempre sedento por grandes heróis.

A história e a filosofia dos bushi, como são conhecidos no Japão, têm diversos aspectos curiosos e peculiares. Um deles é a aparente contradição de um meio de vida que, apesar de ser baseado em uma doutrina pacífica, tem como principal característica os duelos de espada. Para entender como esses guerreiros legendários – sobretudo por sua honra e lealdade – pautavam suas vidas em crenças e atos extremamente opostos, é preciso conhecer o Bushido, uma espécie de código de conduta não escrito (passado de pai para filho ao longo da História) que orientava todos os passos desses bravos homens.
 

Caminho a ser trilhado

Literalmente, Bushido significa o “caminho do guerreiro”. Seguir essa orientação significava dar ênfase à fidelidade, ao autosacrifício, à justiça, aos modos refinados, à humildade e, acima de tudo, à dignidade no momento da morte. Foram três as doutrinas que influenciaram profundamente o código dos samurais: o confucionismo, o xintoísmo e o zen-budismo.

Do confucionismo, o Bushido herdou muitos princípios éticos e a importância dada aos relacionamentos humanos, ao meio-ambiente e à família. Os samurais honrados deveriam seguir sempre a essência dos cinco relacionamentos morais listados por Confúcio: entre senhor e servo, pai e filho, marido e mulher, irmão mais velho e mais novo e entre amigos. Ao contrário de quem se orientava pelo confucionismo sem restrições, os seguidores do Bushido não acreditavam que os homens deveriam sentar-se para escrever poemas e ler livros todos os dias. Segundo eles, estes eram apenas portais, mas não a morada do conhecimento universal.

Do xintoísmo vieram a lealdade e o patriotismo. Também vem dessa doutrina a idéia de adoração aos ancestrais, a qual fazia da família imperial o centro de toda a nação e conferia ao imperador uma referência divina. Além disso, o Bushido emprestou do xintoísmo o pensamento de que a Terra não existia apenas para atender às necessidades de cada um, mas sim porque era “residência sagrada dos deuses e dos espíritos dos antepassados” e, por isso, deveria ser adorada e protegida.

Quanto às heranças do zen-budismo, o Bushido recebeu, principalmente, a postura para se relacionar com o perigo. O samurai tinha braveza e coragem e não temia perder a vida na batalha exatamente porque acreditava que haveria reencarnação e outras passagens na Terra. Para o samurai, morrer em combate não significava o fim de tudo.

Essa forma de encarar esse fato era imprescindível para que o bushi aceitasse e cumprisse certas regras e condutas. Um samurai, em caso de vida ou morte, deveria sempre escolher a última, ou seja, o verdadeiro samurai deveria estar preparado para, se preciso fosse, optar pela morte sem hesitar em qualquer situação e a qualquer momento. É claro que ela não poderia ser inútil, sem razão, mas, se ele morresse em defesa de sua honra, teria cumprido sem falhas sua missão na vida.



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
moabe soares comentou às 04h58 em 08/01/2014 responder denunciar

esclarecedor e instigador

2 Day diet Japan Lingzhi comentou às 07h08 em 14/05/2013 responder denunciar

Poor patterns crapper likewise trigger blubber as well as over excess fat. Please note, blubber crapper take 2 Day diet Japan Lingzhi http://www.belhard.com/2_day_diet.html alternative diseases 2 Day diet Japan Lingzhi http://www.belhard.com/2_day_diet.html as well as disorders which crapper amendment your health, hence never ever make blubber ruin your way of life, you'll want to 2 Day diet Japan Lingzhi http://www.belhard.com/2_day_diet.html take steps to battle the item rear.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER