Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas Arte marcial do equi...

Arte marcial do equilíbrio

Publicado por Redação em 06/10/2010 às 19h32

Espírito japonês

A “arte da espada”, ou kenjutsu, começou a ser desenvolvida por volta do século 13, com tentativas dos mongóis de invadir o Japão. “A espada já era usada anteriormente. Mas, com a ameaça dos mongóis, os samurais tiveram de aprimorar a técnica e criar métodos mais eficazes de luta”, conta o coordenador-geral do Instituto Niten, SidhartaRezende, co-autor do livro ainda inédito “Manual Prático do Kendo e Kenjutsu”.

Após a 2ª Guerra Mundial, com a derrota do Japão para os Estados Unidos, o governo americano proibiu a prática dos estilos tradicionais de kobudo (artes marciais antigas), entre eles o kenjutsu. “O objetivo era enfraquecer o espírito nacionalista japonês”, explica Rezende. Foi elaborado então o kendo, uma versão simplificada e esportiva do kenjutsu.

Tanto o kenjutsu como o kendo atravessaram os oceanos e alcançaram os centros urbanos do ocidente. E não apenas entre os “nikeis” - descendentes de japoneses. Sidharta Rezende estima que até 60% dos alunos do Instituto Niten são brasileiros sem descendência próxima de japoneses. “Os japoneses do século 21 só querem saber de jogar futebol e baisebol”, afirma Rezende, destacando que a prática das artes marciais está enfraquecida no Japão.



Página 3 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
??? ?? comentou às 20h58 em 17/03/2013 responder denunciar

Nice read, I just passed this onto a colleague who was doing some research on that. And he just bought me lunch as I found it for him smile So let me rephrase that: Thank you for lunch! [url=http://www.aiyoocoach.com/]??? ??[/url] ??? ??

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER