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Pilates emagrece, sim! Tire a prova

Publicado por Redação em 13/10/2010 às 17h38

O método não é o campeão de queima de calorias, mas pode ajudar – e muito – quem quer perder peso de um jeito saudável e inteligente

Texto • Carine Portela

O que você faria por alguns quilos a menos: encararia uma dieta maluca, passaria a contar calorias sem parar e suaria por horas a fio na academia ou se lançaria em uma completa reeducação alimentar, se esforçaria para conhecer melhor seu próprio corpo e praticaria exercícios físicos menos intensos e mais conscientes? Se a segunda alternativa parece mais tentadora, então o pilates tem mesmo tudo a ver com você.

Por ser uma atividade anaeróbica (que utiliza uma energia que independe do uso do oxigênio, assim como a musculação) – e não aeróbica (que envia energia ao músculo a partir do consumo do oxigênio, como a corrida) o pilates não está no topo da lista de exercícios físicos que queimam mais calorias, ou seja, não está diretamente relacionado ao emagrecimento. No entanto, o método promove uma transformação no condicionamento físico, na consciência corporal e até mesmo no estilo de vida do praticante e, por isso, é sim um aliado poderoso na busca por um corpo mais saudável e, portanto, muito mais leve.

“Os processos que envolvem perda de peso são muito mais complexos do que parecem. [Quando falamos de pilates], prefiro tratá-lo como uma forma de mudança de hábitos e uma reeducação dos nossos movimentos, que traz resultados que vão muito além da forma física”, explica Andrea Kao, proprietária e professora do estúdio The Pilates Place em Alphaville, São Paulo.

Na prática, o método ajuda a fazer as pazes com a balança porque substitui a gordura por massa corporal magra, tonifica e modela o corpo, acelera o metabolismo, corrige a postura alongando a silhueta e ainda ajuda a elevar a autoestima, o que diminui a ansiedade e a vontade de comer fora de hora. “A soma de todos esses fatores transforma o praticante por inteiro”, garante Alice Becker, instrutora e fundadora do Physio Pilates, em Salvador, BA.

 

BOA FORMA GLOBAL

Confira os principais trunfos do pilates para transformar o seu corpo no corpo dos sonhos!

Mais gás para o metabolismo

A conta parece simples: quando ingerimos mais calorias do que gastamos, engordamos; quando gastamos mais do que consumimos, emagrecemos. Cada corpo, no entanto, calcula essa equação de forma muito particular. Nessa matemática, o fator mais importante é o metabolismo, conjunto de transformações químicas que ocorre em nosso organismo: quanto mais rápido ele funciona, mais calorias queima. E é exatamente aí que entra o pilates, acelerando as reações químicas que nos ajudam a perder peso. “Respirar adequadamente simplesmente já aumenta o metabolismo. No pilates, combinamos as respirações com as contrações musculares, tornando o metabolismo ainda mais eficiente”, explica a professora Andrea Kao.
 

Autoestima nas nuvens e fome zero

A profunda transformação decorrente da prática regular de pilates tem um efeito fulminante... no mau-humor! A partir daí, os benefícios surgem em efeito dominó: quando estamos de bem com a vida, gostamos mais de nós mesmos e do nosso corpo; a partir daí, a ansiedade desaparece, levando com ela, aquele desejo de comer a todo o momento. “Todo esse processo provoca uma mudança de conceito generalizada, alterando principalmente a forma como encaramos o emagrecimento. Não se trata simplesmente de contar calorias, mas sim de nos transformarmos por completo, o que inclui o desejo de se nutrir de alimentos mais saudáveis”, aponta Alice Becker.
 

Barriga sequinha, cinturinha de pilão

O pilates tonifica o corpo todo, substituindo as gordurinhas por massa magra. Isso vale para pernas, braços, bumbum e, em especial, para a região abdominal. Além de reduzir medidas e mandar embora os pneuzinhos, o método funciona como um eficiente modelador. “A respiração durante os exercícios é feita por meio da ativação do CORE (grupo muscular da região abdominal, lombar e pélvico), do músculo diafragma e os intercostais. Ao ativar toda esta musculatura, a sensação que temos no corpo é equivalente a vestir uma cinta ou espartilho”, diz Andrea Kao. “Você já imaginou ter esse grupo muscular mais forte e mais resistente a cada dia, sustentando melhor a coluna vertebral e consequentemente “emagrecendo” a cada respiração? Pois esse é o efeito que o pilates te dá a cada dia”, finaliza a professora.
 

Corpo em forma, sem passar dos limites

Um dos erros mais comuns de quem começa a se exercitar é exagerar na dose. A empolgação inicial pode acabar levando a lesões musculares, distensões e dores nos ombros, coluna e pescoço. Com o pilates, a história é diferente. “O método é realizado com exercícios sem impacto, que proporcionam força e flexibilidade sem gerar nenhum tipo de dano na articulação e na coluna dos praticantes”, explica o fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa, diretor científico da Associação Brasileira de Pilates. “O pilates possui uma imensa gama de exercícios e sequências de dificuldades variadas, que são trabalhadas gradativamente, conforme a concentração e o desempenho físico do praticante evoluem”, completa o especialista.
 

Primeiro saúde, depois boa forma

“Busquei o pilates devido a dores musculares causadas pelo trabalho diário em frente ao computador e por estar há algum tempo sem praticar nenhuma atividade física. Os primeiros efeitos foram o aumento da flexibilidade, a correção da postura e o desaparecimento dos incômodos físicos que eu vinha sentindo. Após poucos meses, já se tornou perceptível o enrijecimento da musculatura e o aumento da força muscular. Aconselho a prática do pilates por que ela prioriza a saúde do corpo e, como consequência disso, traz benefícios estéticos e deixa o corpo em forma.”

>> Caroline Araujo tem 27 anos, é funcionária pública e pratica pilates há 1 ano e 5 meses no Instituto Golden Pilates, em Porto Alegre, RS.

 

Silhueta novinha em folha

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo. [...] Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”

>> Joseph Pilates (1883-1967) foi o inventor do método pilates.

 

Você no comando do seu corpo

“O grande diferencial do pilates ao tema polêmico e doloroso do emagrecimento é despertar o cultivo do autoconhecimento, o treino nesta administração de nós mesmos, o desenvolvimento da inteligência e da educação com relação ao nosso corpo. Hoje em dia, encontramos alternativas ‘milagrosas’ e rápidas, pouco eficientes e de alto risco, tais como dietas radicais ou até cirurgia de redução de estômago. Cabe também mencionar as drogas e alimentos desenvolvidos em laboratórios que prometem emagrecimento. Contudo, com estas fórmulas, não assumimos o controle básico da nossa própria ‘máquina’, nem nos educamos para nos tornarmos autônomos, senhores da nossa própria vida.”

>> Alice Becker é uma das pioneiras do método no Brasil, instrutora e proprietária do Physio Pilates, estúdio em Salvador, BA.

 

Potencialize os efeitos

“Para conquistar mais benefícios em menos tempo, a sugestão é praticar pilates em torno de três vezes por semana. Para pessoas que são mais ativas e querem melhorar sem condicionamento físico, é interessante associar com outras atividades, como caminhada, corrida, natação ou bike. Antes das aulas, assim como em qualquer atividade física, não é indicado consumir alimentos pesados nem fazer refeições em grande quantidade: a dica é ingerir uma combinação de fibras, carboidratos e um pouco de proteína – um bom exemplo para quem pratica exercícios na parte da manhã seria tomar um café da manhã com frutas, pão integral e fatias finas de queijo branco e peito de peru.”

>> Michel Salgado é fisioterapeuta e sócio da rede de estúdios Metacorpus Pilates, presente em diversas cidades do Brasil.

 

ANOTE AÍ!

ABP (Associação Brasileira de Pilates) – Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3476-3557
Site: www.abpilates.com.br

Instituto Golden Pilates – Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3224-8631
Site: www.goldenpilates.com.br

Metacorpus Pilates
Tel.: 0800-282651 (atendimento ao consumidor)
Site: www.metacorpuspilates.com.br

Physio Pilates
Tel.: (71) 3261-8000 ou 0800-6068008 (atendimento ao consumidor)
Site: www.physiopilates.com.br

The Pilates Place – Alphaville, SP
Tel.: (11) 4195-3942;
Site: www.thepilatesplace.com.br

 

 
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Kelly comentou às 02h45 em 31/07/2012 responder denunciar

Gostaria de tirar algumas duvidas.Eu estou parada a uns 2 anos,antes fiz yoga por 1 ano.Kero emagrecer e ter condicionamento fisico.O pilates seria uma boa pra mim?Quantas vezes por semana?Tenho tb problemas de postura e vi q o pilates é bom pra isso.Gostaria de saber o quanto antes para poder ver isso para agosto.Obrigada

Contato comentou às 14h30 em 25/01/2012 responder denunciar

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Rejane comentou às 20h26 em 21/10/2011 responder denunciar

Mulher gravida pode fazer Pilates?

Rejane comentou às 20h26 em 21/10/2011 responder denunciar

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Déa Rezende comentou às 11h54 em 19/10/2011 responder denunciar

O Pilates é uma atividade completa. Faz bem para o corpo e para a alma, transforma a vida de quem o pratica. O Studio Vitalle, em Alphaville, oferece várias modalidades de Pilates, inclusive o Pilates Funcional. Nesse método o treinamento aeróbico da Ginástica funcional é acrescentado ao método Pilates. Emagrece sim! Mais informações no site www.studiovitalle.com.br

Sabrina comentou às 09h03 em 17/09/2011 responder denunciar

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Maria Lucia comentou às 11h17 em 03/05/2011 responder denunciar

O Pilates ajuda a fortalecer os músculos, e dar mais flexibilidade ao nosso corpo. Estou gostando muito!!!.

Douglas comentou às 02h49 em 27/03/2011 responder denunciar

O Pilates realmente ajuda a emagrecer, pois ao criar massa magra (músculos), o metabolismo em repouso é acelerado, aumentando consequentemente a queima de calorias. Veja em detalhes informações sobre Pilates no site www.purepilates.com.br

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