Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Pilates Como escolher um est...

Como escolher um estúdio de pilates

Publicado por Redação em 13/10/2010 às 17h38

Depois de praticar em casa, que tal se render de vez e experimentar o pilates em aparelhos? A seguir, especialistas ensinam a escolher um local adequado para seus treinos

Texto • Carine Portela

1 – E o diploma?

O primeiro passo para garantir um bom treinamento é escolher um instrutor confiável. Não tenha vergonha de perguntar se ele possui certificação em um curso profissional de pilates. “É preciso ficar atento para quem diz ensinar o método, mas, na verdade, se formou em um final e semana. Assim, fica difícil aprender o mínimo necessário para saber lidar com os objetivos e limitações dos alunos”, alerta a coordenadora técnica da Pilates Studiofit Letícia Toledo.

 

2 – Ajustando o foco

As certificações brasileiras exigem que o futuro instrutor possua formação acadêmica em fisioterapia, educação física ou dança. Segundo o fisioterapeuta Rodrigo Nascimento, coordenador de cursos da Metacorpus Studio Pilates, vale a pena escolher o seu professor de acordo com seus objetivos: “Fisioterapeutas são mais habilitados para dar aulas com ênfase em reabilitação. Educadores físicos são indicados se a meta é performance e condicionamento. Já o profissional da dança é o mais preparado para orientar trabalhos artísticos”.

 

3 – Exclusividade vale ouro

Questione quantos alunos participarão das aulas e lembre-se de que a regra é “quanto menos, melhor”. Em estúdios conceituados, três alunos por instrutor é o máximo permitido. Algumas escolas trabalham com cinco alunos, mas, para isso, contam com a presença de um instrutor e um assistente. Aulas particulares são sempre a melhor pedida.

 

4 – Infraestrutura básica

Há pelo menos quatro aparelhos indispensáveis para uma boa aula: cadillac, reformer, cadeira combo e barril. Certifique-se de que o estúdio escolhido possui todos eles.

 

5 – As aparências importam

A “cara” do estúdio também conta na hora de fazer sua opção. O local é limpo, bem iluminado, transmite uma boa impressão? Se ficar em dúvida quanto a qualquer um desses itens, melhor procurar outro endereço.

 

6 – Análise minuciosa

Repare também nos pequenos detalhes: há música durante as aulas? Se sim, tenha certeza de que o estilo e o volume escolhidos são agradáveis aos seus ouvidos. As paredes são espelhadas? Isso pode ajudar a corrigir seus movimentos. O solo é adequado? “Os tatames de EVA são bem confortáveis”, aconselha Rodrigo Nascimento. Pisos de madeira laminada ou borracha também são boas opções.

 

7 – Aprendizado constante

Assim como o aluno, o professor também precisa praticar sempre para melhorar sua performance. Estúdios que também atuam como centros de formação de instrutores geralmente contam com profissionais antenados com novidades e dispostos a atualizar sua técnica com frequência.

 

8 – Pilates de corpo e alma

Instrutores que, além da prática, tem um profundo conhecimento teórico, ganham pontos. “É fundamental que o professor conheça a história de Joseph Pilates e da criação do método para entender o porquê da utilização de cada um de seus princípios e como eles atuam no corpo humano. Só assim ele conseguirá passar para os alunos resultados positivos”, afirma Letícia Toledo.

 

9 – Do seu jeito

Além de todos os conselhos gerais, vale lembrar, é claro, das questões práticas que definem se o estúdio é a melhor opção para você: a mensalidade cabe no seu bolso? Os horários disponíveis se encaixam na sua rotina? Fica perto da sua casa ou do trabalho? Compare todos os prós e contras antes de tomar sua decisão.

 

10 – Test drive: a prova final

A maioria dos estúdios oferecem aulas experimentais gratuitas. Aceite. Essa é a melhor oportunidade de sentir na pele como o treino se desenrola e de descobrir se você se sente mesmo em sintonia com o professor. Aqui, o melhor conselho é confiar em sua própria intuição.

 

Anote aí!

Metacorpus Pilates
Tel.: 0800-282651 (atendimento ao consumidor)
Site: www.metacorpuspilates.com.br

Pilates Studiofit
Tel.: (11) 5102-3535
Site: www.pilatesstudiofit.com.br

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes retail stores comentou às 19h46 em 17/01/2014 responder denunciar

discount shoes Como escolher um estúdio de pilates Fitness Pilates mbt shoes retail stores http://www.nymarks-webdesign.dk/mbt-shoe-foot-measure-chart.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER