Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Pilates Pilates: tire todas ...

Pilates: tire todas as dúvidas!

Publicado por Redação em 26/10/2010 às 13h02

Quer fazer pilates e ainda está com dúvidas sobre a prática? A seguir, a professora Maria Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates, em São Paulo, explica tudinho

Texto • Redação



Posso praticar os exercícios em qualquer lugar?

O ideal é praticar o pilates em um ambiente tranquilo, onde nada desvie sua atenção. Você também vai precisar de um pouco de espaço e de um colchonete de ginástica. Se não tiver um, improvise! Se for realizar os exercícios em um carpete macio, uma simples toalha de banho é o suficiente. Caso opte por um local onde o revestimento é mais duro, a solução pode ser utilizar um colchonete fininho, do tipo usado em acampamentos. Em resumo: a superfície deve ser confortável, mas não fofa, oferecendo uma base firme, sem incômodos.

 

Existe um momento do dia mais apropriado para praticar pilates?

Não, o indicado é escolher o seu momento preferido e incluir a prática na sua rotina. Só há uma ressalva: não é aconselhável praticar atividades físicas menos de duas horas depois das refeições. Se sentir sede durante os exercícios, não beba muito líquido, apenas o suficiente para molhar a boca. No pilates, como se exige muito da região abdominal, não é bom estar com o estômago cheio, seja de comida ou de água.

 

Crianças podem praticar a partir de que idade?

Não há uma idade pré-definida. O pilates é um método que pode ser adaptado e modificado o quanto for preciso, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades. As aulas para crianças são lúdicas, sendo realizadas com bolas, borrachas e outros equipamentos auxiliares. Com elas, os pequeninos podem aprender a ter boa postura e condicionamento físico desde cedo.

 

O método pilates possui alguma contraindicação?

Não, porém não é indicado praticar os exercícios com dor. Se você sentir algum desconforto exagerado, deve parar imediatamente, porque é provável que algum movimento esteja errado ou que seu posicionamento esteja inadequado. Em caso de dúvidas, o mais indicado é procurar um especialista.

 

E grávidas, também podem fazer?

Sim, algumas alunas fazem pilates até uma semana antes de o bebê nascer. O método é extremamente benéfico às gestantes, uma vez que melhora a postura, proporciona relaxamento e descarrega o peso das pernas. Outra vantagem para as futuras mamães é que o pilates ensina a dar tônus ao períneo, o que ajuda muito na hora do parto. No entanto, tudo isso só funciona às alunas que já fazem pilates há algum tempo e, depois de engravidar, seguem as aulas tranquilamente. Já uma gestante que nunca fez pilates deve esperar os três primeiros meses passarem e o aval médico, para só depois iniciar a prática.

 

Como posso saber se estou progredindo na técnica?

Você sentirá que está progredindo no pilates quando perceber que está cada vez mais fácil executar os movimentos, trabalhar com a bola, manter o equilíbrio, controlar seu próprio corpo. Nessa etapa, quem olhar você fazendo os exercícios terá a impressão de que é muito fácil executá-los.

 

SAIBA MAIS

CGPA PILATES
Tel.: (11) 3159-1937
Site: www.cgpapilates.com.br
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Sabrina comentou às 15h22 em 16/10/2013 responder denunciar

oi meu nome é Sabrina estou fazendo um trabalho e preciso saber onde é praticado o Pilates. Desde já obrigada

jacson comentou às 21h11 em 27/09/2011 responder denunciar

Tenha 514 canais em sua casa www.tvhd.com.br

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER