Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas Kung Fu: atenção e a...

Kung Fu: atenção e autocontrole

Publicado por Redação em 10/12/2010 às 16h16

Você já imaginou como seria estar sempre blindado e pronto para agir diante de qualquer desafio físico ou emocional? Descubra, agora, como a prática do Wing Chun pode ajudá-lo a atingir este e muitos outros objetivos

Texto • Geisa D’avo
 


 

Mais do que uma simples atividade física, um conjunto de práticas que levam à preparação mental. Por tradição, é isso que preconizam quase todas as artes marciais vindas do Oriente, em especial da China. Evidentemente, ao longo dos tempos, cada qual encontrou maneiras diferentes de promover e até encorajar este aprendizado.

Ainda pouco conhecido em território ocidental, o estilo Wing Chun, por exemplo, oferece ensinamentos milenares que até hoje caem como uma luva para quem vive apressado e enfrenta pressão e estresse constantes. Que tal, então, aprender um pouco mais sobre este método? Acompanhe a reportagem e descubra como é fácil obter qualidade de vida a partir desta técnica!
 

Proposta

O Wing Chun é uma arte marcial chinesa desenvolvida para quem deseja aprender e aperfeiçoar a autodefesa sem perder tempo. O objetivo é possibilitar aos praticantes que aprendam a reagir bem não apenas diante de golpes físicos, mas também quando confrontados emocionalmente. “Os treinamentos desenvolvidos ensinam a criar estratégias mentais, como num jogo de xadrez. Seja na luta ou no dia a dia, nunca sabemos de onde vem um ataque, mas temos que estar prontos para reagir a isso adequadamente. Por isso, a metodologia deste estilo faz com que a mente fique preparada para receber e lidar com qualquer situação”, explica o Mestre Marcio Gonçalves, fundador da escola Wing Chun Kuen Brasil.

Um dos grandes ensinamentos proporcionados pela técnica é a ideia de sempre buscar o equilíbrio entre tempo, espaço e energia. De acordo com o Mestre, esses fatores são imprescindíveis sempre que se quer resolver um conflito: “Quando você aprende a planejar suas ações baseando-se nestes princípios, consegue também enfrentar melhor os problemas do dia a dia. Passa a compreender quanto tempo tem disponível para solucionar uma questão, de quais recursos dispõe para isso e quanto de energia pode gastar nessa missão sem ficar sobrecarregado”. Para que se chegue a tal aprendizado, a técnica propõe a automatização dos movimentos, ou seja, a repetição maciça de exercícios de ataque e defesa até que tais movimentos se tornem naturais e automáticos.
 

Diferencial

A diferença central entre o Wing Chun e os outros estilos de Kung Fu está na origem das posturas e exercícios. Enquanto boa parte dos métodos existentes baseia-se na imitação do comportamento de autodefesa dos animais, como o já renomado “estilo do tigre”, o Wing Chun reproduz o próprio homem. “Buscamos trabalhar a consciência corporal e a biomecânica do corpo humano, partindo do princípio de que podemos recorrer à energia cinética para neutralizar qualquer força agressora”, explica o Mestre. Para isso, o Wing Chun utiliza movimentos curtos e rápidos com o intuito de potencializar o golpe. Além disso, outro diferencial é o fato de que não há combinação de movimentos durante as lutas. Enquanto em outros estilos boa parte dos golpes segue uma ordem mais ou menos preestabelecida, o Wing Chun propõe que os movimentos sejam livres, realizados seguindo a ordem de ação e reação.
 

Benefícios

O grande benefício associado ao Wing Chun é, justamente, a resolução de situações de conflito com inteligência. Por estimular o raciocínio rápido, o estilo permite ao praticante que consiga lidar com quaisquer desafios sem perder o foco. “Nos treinamentos, você aprende a agir com velocidade e objetividade, sempre buscando a economia de movimentos e a obtenção de eficácia máxima. A partir disso, fica mais fácil realizar o mesmo movimento no dia a dia, já que a mente fica condicionada a resolver as coisas na hora, sem perder tempo ou usar recursos desnecessários”, explica o Mestre Marcio. Além disso, a prática constante estimula a concentração, favorece o equilíbrio e melhora a resistência física, a coordenação motora, o sono e a autoestima.
 

Filosofia

As práticas desenvolvidas no Wing Chun estão apoiadas em ensinamentos budistas. Os valores religiosos, no entanto, são descartados dentro da técnica. O que prevalece são outros aprendizados, como, por exemplo, a noção de que é necessário conhecer os próprios limites do corpo para só então explorá-los e superá-los. Outra importante premissa do Wing Chun é a ideia de que é preciso transmitir o conhecimento a alguém para assimilá-lo 100%. Estimula-se, assim, a troca de informações e aprendizados, tal como fizeram os primeiros praticantes do estilo, que transmitiram sua sabedoria ao longo dos tempos até trazê-la aos dias de hoje.

 

Dicas

Lembre-se: cada indivíduo tem suas próprias limitações e habilidades. Portanto, é necessário conhecê-las e respeitá-las. O treinamento constante é o que cria condições para que todos superem seus obstáculos internos e conquistem importantes vitórias físicas e mentais. Para atingir tais objetivos, procure:

Praticar sempre no mesmo horário, preferencialmente pela manhã, e no mesmo ambiente, para criar um ritual de treinamento.

Treinar antes das refeições.

Completar a série de aquecimento (como explicado no vídeo) antes de iniciar a execução dos movimentos.

Procurar o acompanhamento de um médico.

Realizar a série de exercícios de duas a três vezes por semana.

 

Curiosidade

Você sabe o que significa o nome Wing Chun? O termo encontra duas traduções em português: “Linda Primavera” ou “Linda Donzela”.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Fábio Constantino da Silva comentou às 18h24 em 15/06/2013 responder denunciar

Desejo adquiri DVDs Kung fu wing shun com o mestre Márcio Gonçalves e valores?

Josias Fazolin Medeiros comentou às 18h22 em 20/11/2012 responder denunciar

Gostei do significado do nome! Mas até onde eu sei o Wing Chum reúne os movimentos da garça e da serpente com a base do carneiro...

Luiz Felipe de Carvalho comentou às 15h47 em 27/02/2012 responder denunciar

Olá! Desejo adquirir dvd's relativos a Kung Fu e Tai Chi Chuan. Como é possível fazê-lo?

JOSE VALDEMIR TENORIO DA FONSECA comentou às 22h21 em 11/05/2011 responder denunciar

EU,GOTARIA DE TER MAS ALUAS ATRAVÉ DE DVD,E APOSTILAS,DO CURSO DE KUNG FU, GOSTEI MUITO DAS ARTES MARCIAL,PROFESORES ATUAS MARCOS DE ABREU;ALBERTO FRANÇA GOMES,JOSE AUGUSTO MACIEL TORES.OBS DEIXO MEU ABRAÇO.A TODOS OS MESTRE DE KUNG FU.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER