Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas Principais modalidad...

Principais modalidades de kung fu

Publicado por Redação em 10/12/2010 às 16h04

Desde que surgiu, há milhares de anos, o kung fu ganhou diversas variações e técnicas. Conheça, a seguir, alguns dos principais estilos que integram esta arte marcial

Texto • Geisa D’avo
 

Originário da China, o kung fu é uma arte marcial que nasceu, essencialmente, da observação. Reza a lenda que seus criadores passavam horas a analisar a natureza e o comportamento dos animais para, então, adaptar aquilo que assistiam e criar movimentos de ataque e defesa baseados nestas análises.

Embora não se saiba ao certo quando nasceu, o kung fu tem milhares de anos e, hoje, conta também com inúmeras variações. Para começar, há uma clara divisão entre os estilos que vêm da região Norte e os que vêm da região Sul da China: enquanto os primeiros enfatizam movimentos leves e detalhados, o segundo grupo dá preferência a posturas duras e rápidas, como acontece no Wing Chun, o mais difundido.

Conheça, agora, outros estilos já consagrados dentro do kung fu e entenda a diferença entre eles.

 

Estilo do tigre

O estilo Choy Lei Fat, ou estilo do tigre, combina chutes e socos, sempre rápidos e fortes. Via de regra, suas posturas consistem em permanecer com o corpo ligeiramente encurvado, o que estimula a execução de movimentos objetivos e eficazes, e proporciona agilidade no momento em que é necessário se defender dos golpes desferidos pelo adversário.

 

Estilo Shaolin Quan

Desenvolvido pelos monges budistas do Templo Shaolin, o estilo Shaolin Quan é extremamente popular e influenciou o surgimento de diversos outros estilos. No Norte, é praticado com movimentos de ataque parecidos aos do Estilo do Tigre e defesa mais articulada e suave. No Sul, têm movimentos rápidos e fortes, apoiados essencialmente na utilização dos punhos.

 

Estilo do dragão

Imitando os movimentos do dragão, esse estilo, também conhecido como Wu Tsen, estimula movimentos contínuos e fluidos que se encerram em ataques potentes desferidos com os cotovelos, joelhos e tornozelos. Cabe também aos praticantes perceber o deslocamento de seus adversários com o intuito de revidar de maneira sequencial e coordenada.

 

Estilo Chang Quan

Outro dos estilos mais populares, o Chang Quan propõe a realização de cinco formas básicas com as mãos, facão, espada, lança e bastão. Seus movimentos são longos, porém velozes e, por estimularem praticamente todas as partes do corpo, exigem muita concentração e esforço físico. 

 

Estilo Baji Quan

Um dos estilos que exige mais força física e treinamento é o Baji Quan, também conhecido como boxe das oito extremidades. Só para dar uma ideia, os potentes ataques são desferidos com os cotovelos, ombros, quadril e outras extremidades do corpo, em movimentos extremamente rápidos que atingem o adversário bem de perto, lembrando alguns dos golpes comuns no boxe.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
bianca martin comentou às 09h11 em 15/08/2013 responder denunciar

eaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

enailok comentou às 21h10 em 07/03/2011 responder denunciar

nao gostei qeria mais

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER