Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas 10 lições para prati...

10 lições para praticar o Tai Chi Chuan

Publicado por Redação em 09/06/2010 às 12h42

Para o estilo Yang de Tai Chi Chuan, um dos mais praticados, existem 10 pontos que norteiam o praticante. Então, nada melhor que conhecê-los para vivenciar de fato esta arte

Texto • Redação
 


 

Estes princípios foram desenvolvidos pelo mestre Yang Chengfu (neto do Grão Mestre Yang Luchan, criador do estilo Yang) e têm, basicamente, três intuitos: corrigir a postura, coordenar os movimentos e harmonizar a mente. Apesar de aparentemente simples, transformá-los em prática requer muito estudo e pode levar tempo. Por isso, vale a pena refletir sobre eles antes, durante e depois da prática e fazer deles verdadeiros guias para sua evolução.

 

1 – Energia leve e sensível no topo da cabeça

Mantenha-se ereto, com a cabeça e o pescoço naturalmente firmes, mentalizando com concentração o topo da cabeça. Para que o sangue e a energia vital circulem sem bloqueios, procure desenvolver tal posição com suavidade, sem tencionar estas partes do corpo.
 

2 – Peito para dentro e costas arredondadas

Mantenha o peito ligeiramente para dentro para facilitar a respiração no Tan Tien (baixo ventre). Assim, você ativa e mantém a energia vital e faz emergir uma grande força da espinha. O contrário, o peito para fora (protuberante), torna a respiração difícil.
 

3 – Cintura relaxada

Textos clássicos ensinam: “A força vital vem da cintura”. Assim, quando relaxamos a cintura, os pés têm força o suficiente para formar uma base sólida. Os movimentos desajeitados no Tai Chi Chuan surgem de ações erradas com esta parte do corpo.
 

4 – Cheio e vazio

É de suma importância no Tai Chi Chuan distinguirmos entre “Xu” vazio e “Shi” cheio. Assim, se mudarmos o peso do corpo para a perna direita, então, esta perna estará plantada solidamente no solo, enquanto a esquerda estará na forma vazia. E vice-versa. Ao entender isso, podemos girar e mover o corpo sem esforço, caso contrário, ficamos lentos, desajeitados e não conseguimos permanecer estáveis em nossos pés.
 

5 – Ombros e cotovelos relaxados

Devemos manter os ombros na posição natural, relaxados. Se elevarmos os ombros, o Chi (energia vital) sobe com eles e todo o corpo fica sem força. Os cotovelos também devem se manter naturalmente posicionados para baixo para que os ombros permaneçam relaxados e nosso corpo se movimente de maneira suave.

 

Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Air Jordan 7 Noir Et Or comentou às 08h05 em 18/01/2014 responder denunciar

Countless other individuals, however, hold the opposite view. They claim that the university or college is really a spot to study as a substitute for a community to lead a family members life. Permitting college students to obtain married would adversely have an effect on their study. For example, they would spend an excessive amount of time attending their family members and appreciate, unable to focus on their school perform. Air Jordan 7 Noir Et Or http://www.sundaycampers.com/UserControl/config.asp?id=143

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER