Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas Mude sua vida com Ta...

Mude sua vida com Tai Chi Chuan

Publicado por Redação em 10/12/2010 às 16h16

Ele sobreviveu ao tempo, manteve a forma e chegou à modernidade com a corda toda. Fique por dentro desta prática milenar e descubra por que ela é capaz de fazer maravilhas por você

Texto • Geisa D'avo

Nos primórdios da civilização chinesa, provável época em que o Tai Chi Chuan foi concebido, não existiam carros e, portanto, não havia a menor possibilidade de alguém ficar preso (e estressado) por horas a fio num engarrafamento. A rotina de um trabalhador daqueles tempos também nada tinha em comum com a que estamos habituados, afinal, passar o dia inteiro dentro de um escritório ou sentado em frente a um computador são costumes exclusivos da nossa sociedade. Isso sem falar da corrida constante contra o relógio e do esgotamento físico e emocional quase inerentes ao homem de hoje.

Situações assim mostram, por si só, o quão distantes já estamos dos chineses que criaram e difundiram esta importante arte milenar. Então, como é possível que, mesmo diante desse abismo de tempo e espaço, uma prática tão antiga como o Tai Chi Chuan continue tão atual?

Para responder a esta pergunta, basta dizer que a técnica oferece um pacote completo ao homem moderno. “O Tai Chi Chuan se compõe de uma arte marcial, de um sistema de saúde e de um sistema de desenvolvimento psicofísico e espiritual. Trata-se de uma sequência de movimentos físicos que são reproduzidos em ‘câmera lenta’, o que o transforma num sistema de aprendizado muito especial e permite que seus praticantes desenvolvam a atenção em profundidade, além de consciência corporal”, lembra Maria Angela Soci, presidente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC).

Grosso modo, isso significa que praticá-lo seria como integrar, por exemplo, terapia, meditação e ginástica numa única atividade. É claro que, para reunir tantos atributos, este sistema não ficou congelado no tempo; ao contrário, foi sendo aprimorado geração após geração. E, para entender melhor como isso aconteceu, é preciso relembrar alguns episódios da História chinesa.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt bosi comentou às 22h58 em 17/01/2014 responder denunciar

comfort shoes Mude sua vida com Tai Chi Chuan Conceito Fitness Práticas alternativas mbt bosi http://www.sanktpetriskoleforening.dk/mbt-schuhe-store.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER