Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas Equilíbrio mental no...

Equilíbrio mental no esporte

Publicado por Redação em 08/06/2010 às 12h39

Grandes nomes do esporte brasileiro, como os astros do basquete Magic Paula e Oscar Schmidt, contam a importância que o preparo mental teve em suas carreiras

Texto • Daniel John Furuno

Magic Paula

Maria Paula Gonçalves da Silva é um dos nomes mais importantes do basquete feminino brasileiro. Ao longo de seus 30 anos de carreira, foi uma das responsáveis pela popularização do esporte, graças a conquistas antológicas, como a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana (Cuba), e o Campeonato Mundial de 1994, disputado na Austrália.
 

Não dá para separar

“Mente e corpo são indissociáveis, não importa se você é atleta ou não. Em nossas vidas, muitos dos problemas físicos que enfrentamos estão ligados a causas psicológicas ou emocionais. Em termos de preparação mental para atletas, o Brasil infelizmente ainda está anos-luz atrás de outros países. Muitas equipes encaram a questão com preconceito. Eu mesma só fui ter contato com técnicas de mentalização e respiração no final da minha carreira, graças a um preparador físico mais eclético. E apesar de ter começado a aplicá-las na prática esportiva de maneira tardia, foi algo importante para mim, eu sentia os resultados.

Creio que só o tempo é que dá a dimensão da importância do preparo mental. Quando você é muito jovem, tende a achar que só a parte física é importante. Mas não é difícil ver um jovem atleta com uma postura apática durante o jogo. Provavelmente, é resultado do excesso de ansiedade ou zelo, que acaba gerando certos reflexos no corpo.

Aprender a ter controle sobre o comportamento mental é algo importante para todos nós. Quando perdemos esse controle, fatalmente acabamos falando ou agindo de certas maneiras que nos afetam negativamente”.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Deixe seu comentário
prada comentou às 23h28 em 16/03/2013 responder denunciar

i can consent using the post [url=http://www.pr-adastorejp.com/]prada[/url] prada

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER