Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Fitness » Práticas alternativas Ginástica terapêutic...

Ginástica terapêutica chinesa

Publicado por Redação em 03/08/2010 às 18h51

Conheça o lian gong, a poderosa prática corporal chinesa que, com exercícios fáceis e movimentos lentos, promete eliminar dores no corpo e prevenir doenças respiratórias

Texto • Denise Moraes
 

Uma ginástica que todo mundo consegue fazer, pode ser praticada em qualquer lugar, não exige trajes especiais e tem um preço acessível à maioria das pessoas − quando não é de graça. Quer mais? Quem faz, conquista mais saúde e bem-estar e ainda desfruta do prazer de participar de uma prática coletiva relaxante, em que não existe espaço para competição. É o lian gong.

A história começou assim: nos anos 70, o ortopedista chinês Zhuang Yuen Ming trabalhava em diversos hospitais de Xangai e atendia pacientes de todos os tipos, com uma mesma reclamação: dores no corpo. Ele tratava dessas dores mas, um tempo depois, os pacientes voltavam com o mesmo problema.

Disposto a melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas, Ming teve a ideia de desenvolver um programa de exercícios que desempenhasse um papel preventivo, evitando as dores. Então, uniu movimentos do shao lin, arte marcial bastante praticada em seu país e por ele próprio, com a tuina, a fisioterapia chinesa. Dessa combinação inovadora, nasceu  o lian gong (pronuncia-se lian kun), que, originalmente, tinha 18 movimentos básicos.

A técnica revelou-se tão eficaz que o governo chinês quis divulgá-la entre a população. Pela autoria, Zhuang Yuan Ming recebeu o prêmio de Pesquisa Científica de Resultado Relevante. Mais tarde, o ortopedista expandiu o programa, adicionando mais duas partes com 18 exercícios: uma para curar dores nas articulações, tendões e disfunções dos órgãos internos e outra para o tratamento de doenças das vias respiratórias.
 

Terapia completa

Uma espécie de ginástica terapêutica, o método une um intenso trabalho respiratório a movimentos corporais lentos e contínuos. Assim, trabalha todo o corpo por meio de exercícios físicos bem simples, abertos e arredondados, com o objetivo de trabalhar bastante o diafragma. São ao todo 36 movimentos, divididos em 6 séries, as quais levam apenas 24 minutos para serem executadas por completo. Todos os exercícios, geralmente, são feitos ao som de uma suave música chinesa.

Por aqui, o lian gong chegou em 1987, pelas mãos de Maria Lucia Lee, uma professora de filosofia e artes corporais que veio da China para cá ainda pequena. Maria Lucia também fundou a Associação Brasileira de Lian Gong, a qual presidiu de 1994 a 2001, e encabeçou o projeto Vida em Harmonia, que tinha como meta promover a prática gratuita de lian gong em praças e parques públicos, da mesma forma que ocorre na China.

De acordo com a especialista, a prática é contra-indicado apenas em casos de febre ou gripe forte, câncer ativo e gravidez. "O tumor é um tipo de tecido. E o lian gong dá resistência aos tecidos. Então, é preciso extirpar o tumor primeiro, estabilizá-lo, para aí sim restaurar os tecidos que foram lesionados", explica. "Como a respiração abdominal dos exercícios é intensa, não é recomendada para gestantes. Para febre e gripe, é a mesma coisa", recomenda.
 

Locais para praticar o lian gong

São Paulo

Parque do Ibirapuera – Tel.: (11) 287-2720

Parque Villa Lobos – Tel.: (11) 3819-9309 / 3022-8286

Parque da Aclimação – Tel.: (11) 5571-8840
 

Campinas (SP)

Campus da Unicamp – Tel.: (19) 3287-4296 / 3287-4520
 

Belo Horizonte (MG)

Tel.: (31) 3221-1564  
 

Brasília (DF)

Tel.: (61) 234-0098 / 353-4028 / 381-7111
 

Florianópolis (SC)

Tel.: (48) 338-4284
 

Curitiba (PR)

Tel.: (41) 256-0231 / 333-8572

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Marcia comentou às 22h08 em 11/05/2015 responder denunciar

Sou apaixonada pela ginástica chinesa lian gong. Gostaria de fazer um curso, sou educadora física e quero me estudar mais sobre esta terapia corporal. Agradeço Marcia

orgen lópez gonzález comentou às 16h36 em 12/02/2015 responder denunciar

quisiera contactar con ustedes por via electronica pues soy cubano y estoy interesado en lian gong

marisa borba olivira comentou às 11h54 em 20/10/2014 responder denunciar

gostaria de adquirir um DVD das aulas, pois no horário da manhã não posso assistir

adeir c s oliveira comentou às 09h11 em 11/09/2014 responder denunciar

comecei a praticar a ginástica terapéutica através da TV cultura, fiquei surpresa com o resultado. Parabéns a voces, esta divulgação é muito importante para a nossa saude.

Liane Peletti comentou às 08h52 em 24/10/2012 responder denunciar

Em Porto Alegre e grande Porto Alegre onde pode praticar Lian gong

Contato comentou às 11h58 em 01/02/2012 responder denunciar

Apresentamos uma solução simples e prática para sua empresa ser encontrada com facilidade e rapidez na internet. - Anúncio Flexível -> Você tem o controle, pode atualizar quando precisar e em tempo real. - O campo de busca permite procurar por produto, serviço, atividade e nome. - O resultado da busca é de modo alternado(aleatório). - Milhares de empresas já se cadastraram. O cadastro é GRÁTIS! - Torne sua empresa, escritório ou serviço disponível na internet 24hs por dia para milhares de clientes(antigos, atuais e novos). - Mais informações você encontra no site www.supercadastro.com.br e no Twitter: @supercadastro Desejamos a você Bons Negócios!

janilson de almeida comentou às 22h37 em 24/04/2011 responder denunciar

moro em manaus, quando estava de ferias acompanhava os exercicios todas as manhas voltei a trabalhar e o horario aqui e muito cedo nao tenho como acompanhar + teria como me enviar as aulas em dvd, para eu fazer a noite e como seria a forma de pagamento, aguardo a resposta, grato...

Mari comentou às 17h32 em 07/01/2011 responder denunciar

Ginástica terapêutica chinesa, o telefone do parque da aclimação cai em residencia e disse q não conhece.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER