Dicas para sair do vermelho

Publicado por Redação em 14/05/2010 às 14h39

Recorrer a um especialista em momentos de instabilidade financeira pode ser uma ótima ideia. Confira aqui algumas dicas preciosas do planejador financeiro pessoal e familiar Augusto Sabóia

Texto • Redação
 

Sabóia, é possível poupar dinheiro, mesmo ganhando pouco?

É quando se ganha pouco que se deve ter mais cuidado com os gastos e eliminar praticamente todo o desperdício, para que sobre algum dinheiro todos os meses. Se você for capaz de administrar bem suas finanças nesta fase, enriquecerá com mais velocidade e consistência quando vier a ter uma renda confortável.
 

Qual é a sua maior dificuldade como planejador financeiro familiar?

A primeira é mostrar que a renda bruta é uma mera peça de ficção, que temos impostos, inflação e juros altíssimos. Depois, mudar o paradigma e fazer com que as pessoas acreditem e sejam mais agressivas em poupar. Por fim, conciliar seus sonhos e objetivos com a capacidade de poupar.
 

Em momentos de crise, em que as dívidas se acumulam, qual o primeiro passo a tomar?

Manter o orçamento enxuto, vivendo com bem menos do que você ganha. Assim, é possível ficar longe das dívidas. Se você está endividado, tente reservar 20% ou mais do seu orçamento para pagar o que deve. Negocie as dívidas imediatamente com seus credores e peça descontos de até 30% do valor, pois as instituições tendem a conceder descontos mais generosos do que o de costume para não ter clientes inadimplentes em seus balanços.
 


Saiba mais

Quer fazer seu próprio planejamento financeiro? Entre em contato com o especialista. "Temos uma primeira consulta de reconhecimento e diagnóstico, e a partir daí a pessoa já pode se preparar para conseguir alcançar a tão desejada paz financeira", afirma Sabóia.

Tel.: (11) 5541-7637
Site: www.saboiaadvisors.com.br