Para relaxar, que tal um bom banho?

Publicado por Redação em 27/10/2010 às 16h11

Nada melhor do que um bom banho para mandar qualquer tensão embora. Confira, a seguir, uma série de dicas para tornar esse momento ainda mais gostoso e especial, seja de manhã ou à noite, no chuveiro ou na banheira. Aproveite!

Banho = terapia

Texto • Redação


 

Hábito bom, hábito de índio que conquistou os portugueses e chegou até nós. Se para algumas culturas ainda é estranho tomar banho todo dia, para nós do sul do Equador, além de religioso, é uma verdadeira terapia diária. Água quente, cheiros suaves, massagens delicadas... É tudo o que você merece após um dia desgastante. Água morna, cheiros cítricos e massagens vigorosas... Uma forma deliciosa para começar o dia bem disposto. A seguir, você confere dicas especiais para tornar estes momentos ainda mais gostosos.

Para começar o dia bem

Para começar o dia bem


 

Early start

Coloque o relógio para despertar meia horinha antes, assim vai dar tempo de você fazer tudo sem correria e com mais prazer.
 

Bom dia ao corpo

Ainda na cama, dê boas espreguiçadas. Alongue-se bem. Depois sentada, gire sua cabeça de um lado para o outro suavemente. Estique suas pernas, seus pés, suas mãos, seus pulsos. Na verdade, a ideia é prestar atenção no seu corpo e fazer movimentos que lhe pareçam naturais.
 

Estômago vazio

Deixe para tomar o café depois do banho. Não é besteira a história de que pode fazer mal tomar banho depois de comer, afinal o sangue precisa ficar concentrado no estômago para facilitar a digestão.
 

Quem canta, seus males espanta

Ligue seu rádio, mas nada de ouvir os noticiários matinais: deixe o jornal para depois do café. Coloque uma música, de preferência animada, que você saiba a letra para, quem sabe, soltar a voz no chuveiro.
 

Temperatura ideal

Lembre-se de dosar o calor do chuveiro de acordo com a temperatura ambiente – assim: dias de calor, água mais fria; inverno, água mais quente. Segundo os especialistas, a temperatura da água certa já funciona como uma terapia.
 

Deliciosos aromas

Utilize ervas aromáticas no seu banho. Prefira os aromas cítricos, mais estimulantes. Algumas boas sugestões de como utilizar estas ervas:
 

Óleos essenciais

Se você vai tomar banho de chuveiro, misture quatro gotas do óleo essencial escolhido com duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) de óleo de semente de uva ou de amêndoas doces. Depois é só colocar esta mistura em uma esponja e espalhar diretamente no corpo. Na banheira, você pode aumentar a dose de 10 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de óleo vegetal e misturar esta concentração diretamente na água. Não utilize o óleo essencial puro, já que sua alta concentração pode causar irritação à pele.

Dicas de óleos essenciais revigorantes:

Cedro • Sândalo • Pau-rosa • Petit grain • Alecrim • Tangerina • Capim-limão
 

Ervas naturais

Você pode fazer uma infusão com plantas. O preparo é parecido com o do chá: ferva água (cerca de 1 litro), coloque a erva escolhida (cerca de 40g) e deixe tampada a mistura por cerca de 15 minutos. Depois é só coar e colocar na banheira ou jogar diretamente no corpo pouco antes de desligar o chuveiro.
 

Trouxinha de ervas

Você pode comprar pronto ou fazer este pacotinho com ervas para acoplar no chuveiro. Para preparar em casa, basta cortar um pedaço de tecido poroso, como algodão com tramas mais abertas (um pano de prato pode ser uma boa), com cerca de 30 cm de largura, e colocar dois punhados de ervas de sua escolha. Depois é só amarrar no chuveiro. Assim, quando você toma banho, as ervas são coadas e suas essências, despejadas sobre todo o seu corpo.


Antes de cair na cama

Antes de cair na cama


 

Calmaria total

Um banho relaxante é um convite perfeito para uma noite tranqüila de sono. Então, vale a pena dedicar um tempinho a um ritual exclusivo de bem-estar. Para garantir estes momentos de paz, desligue o telefone e prepare o ambiente. Acenda abajures, velas, lance mão de aromatizadores ou incensos e coloque um CD de músicas tranqüilas para ouvir.
 

Vibrações positivas

Antes de entrar na água. Alongue-se um pouquinho, respire profundamente, aspirando os aromas e deixando sua mente vagar pelas notas musicais. Se tiver vontade, tome uma taça de vinho ou prepare um chá bem gostoso. Se tiver fome, é aconselhável comer um lanche leve pelo menos uma hora antes do banho.
 

Cheirinho bom

Banhos com ervas também são indicados para relaxar, mas para isso prefira as que possuem aromas mais florais e doces (veja o quadro mais abaixo). Prepare os banhos como indicado anteriormente (com óleos essenciais, ervas naturais ou trouxinha de ervas), atentando apenas para a escolha das essências.
 

Massageie-se

Tanto no chuveiro como na banheira, você aproveitar o momento para fazer uma automassagem. Massageie principalmente as solas dos pés, as palmas das mãos e direcione a ducha do chuveiro para nuca e coluna cervical, locais que acumulam muita tensão.
 

Nem quente, nem frio

Para estes momentos, o mais indicado é deixar a água morna para quente (37º C), assim sua musculatura ficará mais relaxada. Não abuse: água muito quente resseca a pele e retira sua proteção natural. Atente também para o tempo de banho, no máximo 15 minutos.
 

Dicas de óleos essenciais relaxantes:

Alfazema • Lavanda • Laranja • Malva • Camomila • Gerânio • Erva-doce

Vale a mesma recomendação: utilize no máximo 4 óleos essenciais em uma mistura, sempre em conjunto com um óleo vegetal (como de amêndoa ou semente de uva).


Receitas: banhos de banheira e esfoliação natural

Receitas: banhos de banheira e esfoliação natural


 

Tem banheira em casa? Então, aproveite essas duas receitas de banhos relaxantes elaboradas pela fisioterapeuta Yuri Gondo, do espaço Mizuki. Basta acrescentar as gotas à água e se deliciar com o resultado.
 

Banho tranquilizante

1 colher de sopa de óleo vegetal (de amêndoa doce ou semente de uva)
10 gotas de óleo essencial de laranja
10 gotas de óleo essencial de palmarosa
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de cedro
 

Banho especial para o inverno

1 colher de sopa de óleo vegetal (de amêndoa doce ou semente de uva)
10 gotas de óleo essencial de manjericão
10 gotas de óleo essencial de lemongrass
10 gotas de óleo essencial de gengibre


E que tal aproveitar que o clima está tão propício e presentear o corpo com uma boa esfoliação? Aposte na receita a seguir, elaborada por Karine Iorio, esteticista e massoterapeuta do Spa L'Occitane.
 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de aveia
2 colheres (sopa) de mel
 

Modo de preparo:

Misture a aveia (que deve estar em flocos finos) às colheres de mel (que tem poder suavizante e calmante). Umedeça o corpo e passe o esfoliante em movimentos circulares para ativar a circulação. Em seguida tome uma ducha para retirar o esfoliante. Depois é só aplicar o hidratante de sua preferência, realizando uma auto-massagem para aliviar a tensão acumulada no dia.

 

Consultoria e agradecimentos
 

Spa L'Occitane
Rua Bela Cintra, 2023 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3088.0794
Site: www.spaloccitane.com.br

Mizuki – Centro de Saúde, Estética e Beleza

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3849-0433
Site: www.mizuki.com.br