Dicas de beleza e relaxamento

Publicado por Redação em 05/05/2010 às 15h25

Óleos, banhos relaxantes, massagens, cheirinhos bons... Reunimos dicas e receitas superespeciais para encher a sua casa com a atmosfera mais gostosa e relaxante possível

 

Texto • Redação

Escolha sua receita ou tratamento preferido e transforme sua casa em um verdadeiro centro de beleza! Para aproveitar ainda mais cada momento, vale a pena investir em uma preparação especial: desligue o telefone, acenda incensos e velas aromatizantes, espalhe um pouco de essência calmante pelo ar. Você vai ver como o clima ficará ainda mais gostoso... Entregue-se!
  

Ducha deliciosa



 

Para o chuveiro, anote esta receita: escolha seu óleo essencial preferido e misture quatro gotas dele com duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) de óleo de semente de uva ou amêndoas doces. Depois, é só colocar esta mistura em uma esponja e espalhar diretamente no corpo. Se você quiser uma essência revigorante, pode apostar no sândalo ou no alecrim. Se preferir relaxar, vá de alfazema ou erva-doce.
 

Suaves aromas



 

Para aromatizar o ambiente antes da sessão de massagem, prepare um difusor com dez gotas de óleo essencial de manjerona, misturadas a cinco de lavanda e mais cinco de laranja. Você pode deixá-lo em um canto estratégico ou borrifar sobre tecidos e travesseiros a seguinte mistura: para 90 ml de água deionizada, junte 10% de álcool de cereais e acrescente 40 gotas de óleo essencial de lavanda.
 

Esfoliante-hidratante



 

É fácil preparar um maravilhoso esfoliante caseiro. Misture duas colheres (de sopa) de aveia e duas colheres (de sopa) de mel, que tem propriedades calmantes e suavizantes. Umedeça o corpo e passe a mistura em movimentos circulares, para ativar a circulação. Em seguida, tome uma ducha para retirar o esfoliante. Por fim, é só aplicar o hidratante de sua preferência, realizando uma automassagem.
 

Doces momentos



 

Saborosos e tranqüilizantes, os chás podem ser verdadeiras fórmulas de bem-estar. Antes de dormir, uma boa pedida é a mistura de maçã com camomila. Pegue duas fatias de chá de camomila e deixe em infusão por cinco minutos, com água pré-fervida. Coe antes de servir e aproveite! Se precisar improvisar, experimente usar casca de maçã em vez da fruta seca. Para adoçar, prefira mel ou açúcar mascavo.
 

 

 

 

Óleo de massagem



 

Para preparar um óleo de amêndoas e camomila ideal para massagens relaxantes, você vai precisar de folhas de camomila e um frasco de óleo de amêndoas natural e sem perfume. Aqueça, em banho-maria, a mesma quantidade de óleo e das folhas. Quando a água ferver, separe a receita e deixe esfriar. Dica: na hora da aplicação, observe a quantidade, ou o corpo ficará escorregadio e difícil de ser massageado.
 

Escalda-pés relaxante



 

Para aquecer os pés e esfriar a cabeça, que tal um escalda-pés? Entre as inúmeras receitas possíveis, uma boa sugestão é combinar sal grosso com diversos tipos de óleos essenciais (erva-cidreira, lavanda e sândalo) e água morna. Para dar um toque especial, coloque folhas de capim-limão sobre a mistura. Mergulhe os pés por completo e permaneça por pelo menos 20 minutos.
 

Verde que faz bem



 

A fitoterapia ensina que as plantas podem para acalmar as emoções. Segundo o fitoterapeuta Sérgio Franceschini, para garantir o efeito relaxante, o melhor é utilizá-las em banhos preparados por infusão. Aqueça a água a uma temperatura de 37o e desligue o fogo. Acrescente duas colheres (de sopa) da planta para cada meio litro de água e deixe em repouso por cinco minutos. Após esse tempo, a bebida poder ser coada e misturada à água do banho.
 

Imersão de flores



 

Se você tem banheira, pode fazer do seu banho um ritual ainda mais relaxante com idéias simples e naturais: basta apostar nos aromas! Antes de encher a banheira com água morna, coloque bastante espuma de banho (de lavanda, verbena, mel, tangerina ou capim-limão). Acrescente pétalas de rosa ou flores do campo. A decoração irá encher seus olhos e, o cheirinho bom, relaxar os seus sentidos.
 

Sabor e saúde



 

Com abacaxi, limão e hortelã, você pode preparar um suco refrescante, light e superdelicioso. Corte meio abacaxi em cubinhos, coloque no liquidificador e acrescente o suco de 1 limão, 10 folhas grandes de hortelã, 6 pedras de gelo, meia xícara de água gelada e um pouquinho de mel. Bata tudo até obter uma mistura bem homogênea e, depois, é só aproveitar!