Seu próprio dia de beauté

Publicado por Redação em 19/05/2010 às 15h23

Não é sempre que dá para largar tudo e ir para um spa, mas você pode muito bem levar o cuidado e as delícias de um para dentro de casa – e, assim, presentear o corpo, a mente e a alma. Confira nossas dicas para o seu "relax day" caseiro

Crie um ambiente relaxante

Texto • Redação

Crie um ambiente relaxante


 

Antes de começar, tentar dar outra cara ao quarto, banheiro ou sala é o primeiro passo para quem deseja criar um ambiente apropriado para relaxar. Feche as cortinas para criar uma luminosidade amena, escolha óleos essenciais e incensos com aromas indicados para promover a tranqüilidade ou espalhe velas pela casa (principalmente azuis, verdes e violetas). Se desejar, coloque, ao fundo, músicas instrumentais – ou, melhor ainda, uma trilha com sons da natureza!

Prepare uma máscara facial

Prepare uma máscara facial

Máscaras faciais feitas em casa podem colaborar bastante para a hidratação e vitalidade da pele. Existem receitas simples que custam pouco e não demoram mais do que 30 minutos para serem executadas, como a indicada a seguir.
 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de mel
2 colheres de aveia em flocos pequenos
200 ml de iogurte natural
 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até o resultado ficar homogêneo. Aplique na face após ter realizado uma higienização com sabonete neutro. Oclua com gaze e deixe a máscara agir por cerca de 20 minutos. Retire com água morna ou fria e aplique o filtro solar de sua preferência. Com esta receita, sua pele ficará supermacia.

Use um tônico caseiro

Use um tônico caseiro

Existem muitos cuidados a serem tomados na hora de promover limpezas faciais. Além de utilizar sabonete neutro e de realizar uma esfoliação, é necessário também aplicar um tônico revigorante para amaciar a pele dessa região. Confira a receita a seguir.
 

Ingredientes:

1 xícara de pétalas de rosas
1 copo de água filtrada

Modo de preparo:

Misture as pétalas de rosas, levemente amassadas com as mãos, ao copo de água filtrada bem quente. Abafe a vasilha com um pano e deixe descansar. Em seguida, você pode fazer compressas com gaze umedecida na água de rosas por 10 minutos ou simplesmente borrifar a mistura sobre a face.

A compressa gelada ameniza olheiras e dá brilho, sendo ótima para antes da maquiagem. Ao final desse processo, é interessante que você aplique uma camada de hidratante com produto específico para o seu tipo de pele.

Tome um banho terapêutico

Tome um banho terapêutico

Os banhos terapêuticos são feitos desde a Antiguidade. Seus efeitos relaxantes e revigorantes são comprovados, bem como o bem-estar que proporcionam. Entretanto, é preciso selecionar bem os ingredientes – como óleos essenciais e ervas – que serão utilizados para o preparo de um banho de acordo com o objetivo desejado. A receita a seguir é indicada para quem deseja desfrutar de um poderoso processo de relaxamento físico e mental.
 

Ingredientes:

1 colher de sal grosso
3 colheres de óleo vegetal de semente de uva
4 gotas de óleo essencial de lavanda
 

Modo de preparo:

Reúna os ingredientes em um recipiente e acrescente 1 litro de água fervendo. Em seguida, misture bem e derrame a água na banheira. Permaneça nesse banho de imersão por um período entre 20 e 30 minutos. Se desejar, prepare também o ambiente com velas e música suave.
 

Outros cuidados e dicas

Durante o banho, você pode massagear os pontos de tensão que encontrar pelo corpo para obter uma sensação de relaxamento ainda maior. Ao término da imersão, se desejar, seque o corpo e aplique hidratante, com movimentos suaves e realizados de baixo para cima. Dessa forma, você estará seguindo o sentido do sistema linfático e estimulando a eliminação de toxinas.

Cuide dos seus pés

Cuide dos seus pés

Embora pareça óbvio, muitas pessoas esquecem que os pés são a base do corpo e que, justamente por isso, é preciso tratá-los com muita atenção. Como corresponde a uma região repleta de vasos sangüíneos, descansar os pés em água quente traz, por exemplo, muitos benefícios à circulação.

E, além disso, a função terapêutica do chamado escalda pés está relacionada aos pontos energéticos localizados na sola dos pés, que estão associados a todos os órgãos do corpo. Bom, não? Veja como preparar um.
 

Para preparar um escalda-pés

Coloque 1 litro de água bem aquecida em uma bacia ou recipiente fundo e acrescente algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou de hortelã-pimenta. Sente-se em um local e posição confortáveis e deixe os pés descansarem na mistura por aproximadamente uma hora.

Caso deseje, ao final, realize uma massagem, pressionando com cuidado todos os pontos de tensão dos seus pés.
 

Importante!

Para que seu spa day seja ainda mais produtivo e relaxante, lembre-se de realizar uma alimentação saudável. Frutas, verduras, grelhado, água, sucos e chás são bastante indicados, pois ajudam a promover a desintoxicação do organismo.
 

Consultoria:
 

Kyron SPA
Tel.: (11) 3095-3000
Site: www.kyron.com.br
 
Oásis Spa Urbano
Tel.: (11) 4104-4263
Site: www.oasisspa.com.br