5 posturas que acabam com a insônia

Publicado por Redação em 19/04/2012 às 18h46

Sono garantido: aprenda e faça em casa esta série de asanas capaz de relaxar cada pedacinho do corpo e dar um chega para lá na insônia. Boa prática e bons sonhos!

Texto • Redação / Ilustrações • Luciana Ruivo
 

Janu Sirsasana (postura da cabeça no joelho)



 

Comece sentado com as pernas esticadas à frente. Leve a perna direita de encontro ao tronco e apóie a planta do pé direito na parte interna da coxa esquerda. Tente alcançar seu pé esquerdo com ambas as mãos, alongando o tronco. Se conseguir, encoste o abdômen na coxa e por último a cabeça na perna. Permaneça de 1 a 3 minutos nesta posição. Depois inverta o lado.

Outros benefícios: reduz ansiedade, dor de cabeça e desconforto menstrual.

 

Salamba Sarvangasana (pouso sobre os ombros)



 

Deitado, com os braços abertos, dobre os joelhos e leve-os de encontro à testa, sem tirar a cabeça do chão. Com os cotovelos bem apoiados no chão, apóie com as mãos a base da lombar e vá esticando as pernas em direção ao teto, firmando os glúteos e estendendo os pés. De início, permaneça 10 segundos nesta posição, vá aumentando o tempo aos poucos. Para sair da postura, expire, dobre os joelhos e role lentamente para baixo.

Outros benefícios: acalma a mente, alivia o estresse e a depressão, estimula a função da tireóide e dos órgãos abdominais.

 

Halasana (postura do arado)



 

A partir da postura Salamba Sarvangasana, com as pernas esticadas em direção ao teto, vá dobrando o tronco lentamente, levando as pernas para trás da cabeça. Tente encostar os pés no chão. Suas mãos podem ficar apoiadas nas costas ou enlaçá-las e puxá-las do lado oposto às suas pernas. Tempo de permanência: de 1 a 5 minutos.

Outros benefícios: diminui estresse e fadiga, melhora sintomas de dores nas costas, dores de cabeça, infertilidade e sinusite.

 

Uttanasana (curvatura para frente em pé)



 

Inicie em Tadassana, ou seja, de pé, corpo ereto e mãos nos quadris. Curve-se para frente a partir do quadril, não da cintura, e desça até seu limite. Mantenha as pernas esticadas e tente encostar suas mãos no chão ou atrás de suas pernas. A cada expiração, solte-se mais um pouco. Para desfazer a posição, apóie as mãos no quadril e vá subindo o seu tronco lentamente. Tempo de permanência: de 1 a 3 minutos.

Outros benefícios: reduz ansiedade, sintomas de menopausa, pressão alta, sinusite e dores de cabeça.

 

Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)



 

Deitado no chão, dobre os joelhos e ajuste seus pés e braços contra o chão e aproxime-os do quadril. Levante seu cóccix para cima, mantendo os ombros e cabeça no chão. Enrijeça e eleve os glúteos. Enlace suas mãos abaixo de sua pélvis e alongue os braços. Tempo de permanência: 30 segundos a 1 minuto.

Outros benefícios: estimula órgãos abdominais, pulmões, tireóide, enrijece pernas, combate pressão alta, fadiga, dores nas costas e na cabeça.