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Vantagens do personal styling

Publicado por Redação em 21/12/2010 às 13h45

Para encontrar seu estilo e traduzir sua personalidade nas peças no seu guarda-roupas, uma ajudinha profissional por ser bem-vinda. Uma porção de gente já está aderindo

Texto • Geisa D’avo
 

Uma imagem vale mais que mil palavras. Por si só, essa frase explica por que cada vez mais pessoas por aí, artistas ou não, têm recorrido ao trabalho de um personal stylist – profissional que, no Brasil, ficou conhecido como consultor de imagem ou consultor de moda.

“A roupa é uma forma de comunicação. A maneira como você se veste narra uma história, conta quem você é para o mundo. Por isso, o estilo de uma pessoa deve ser coerente com a personalidade dela, com os objetivos a que se propõe, precisa transmitir autenticidade. Essa consistência de imagem possibilita que, mesmo depois de ter adotado um estilo, você possa mudar de roupa e sua identidade continuar a mesma”, explica a consultora de imagem Ilana Berenholc.

Portanto, o verdadeiro segredo para se vestir bem é contar com uma grande dose de autoconhecimento. “Não adianta optar por um traje executivo se você é uma pessoa super prática. Se o meu estilo é esportivo, essa característica deve estar presente tanto num traje de gala, quanto nas roupas de praia”, afirma a personal stylist Carla Destri.

A receita, que vale para qualquer um, é ainda mais importante no universo das pessoas que estão o tempo todo em evidência. Diversas celebridades – como a cantora Ivete Sangalo, a atriz Carolina Dieckmann, a apresentadora Angélica e o cantor Justin Timberlake – investiram em consultores para redefinir os respectivos guarda-roupas. 

“A imagem é tudo. Ela reflete nosso estado de espírito, o tipo de pessoa que somos, a criação que tivemos e até o tipo de comportamento que pode ser esperado de nós. É importante que os artistas consigam refletir aquilo que o público espera. Isso evidencia o quanto ele é importante", aponta a consultora Paola Elide.
 

Marca registrada

Tudo isso mostra que, da cor da camisa ao tipo de sapato, a escolha de um traje revela importantes traços da nossa personalidade. E já que a aparência com a qual nos apresentamos pode valer mais que mil palavras, por que não utilizá-la a nosso favor? É exatamente aí que entra o trabalho do personal stylist.

“O nosso objetivo é criar uma identidade visual para o cliente baseada na valorização estética. Vamos pensar em tecidos, estampas, peças, tudo o que se encaixa melhor àquela pessoa de modo a estabelecer uma representação visual coerente com a personalidade e com a imagem que ela pretende projetar”, descreve Ilana.

Para atingir este objetivo, a maior parte dos consultores utiliza ferramentas como o teste de cores, que define as tonalidades mais apropriadas para determinado tipo de pele, e também uma avaliação do tipo físico, para descobrir qual forma de roupa cai melhor em cada um. A partir dessas análises, fica mais fácil encontrar um padrão ideal.
 

Quando tem fama envolvida

É claro que, para quem já é ou pretende ser famoso, saber se comunicar por meio da aparência tem uma importância ainda maior. “Os músicos também trabalham com a imagem. Além da voz, o público se interessa pelas entrevistas que concedem, pelos CDs e shows, ou seja, por inúmeras situações em que a imagem do cantor é exposta. As celebridades estão num patamar, dentro da sociedade, em que sempre serão cobradas por sua aparência”, afirma Carla.

Até por isso, definir a identidade visual de uma pessoa pública exige um pouco mais de trabalho. Além de questões individuais, outros fatores têm grande peso no processo. “O trabalho com o artista baseia-se no repertório dele, no tipo físico, na maneira como é visto e como quer ser reconhecido pelo público e também em sua movimentação de palco. A roupa precisa estar a serviço de tudo isso”, explica Ilana.
 

Fora dos padrões

Obedecer às regras ditadas pela moda pode ser uma furada para quem ainda não encontrou o próprio estilo, afirmam as consultoras. A opinião, unânime, tem uma justificativa simples: a cada coleção, modelos e peças completamente diferentes chegam às passarelas – se a ideia é buscar um padrão individual, não vale a pena investir num guarda-roupa tão diversificado.

“Imagine, por exemplo, se a cantora que você gosta aparecer, em dezembro, com um estilo de hippie naturista e, na próxima estação, surgir vestida como uma executiva. Seria uma evidente falta de coerência. Por isso, o ideal é que, depois de ter definido seu próprio estilo, você pegue elementos da moda e se aproprie deles de acordo com sua identidade visual”, explica Carla.

A consultora vai além e afirma que fugir das receitas básicas também é essencial para quem não quer cair na mesmice: “O que é básico para mim pode não ser básico para você. Existe esse mito de que o preto é básico, é ótimo, de que todo mundo fica bem de preto. Sempre digo que, no teste de cores, pouquíssimas pessoas combinam com roupas dessa tonalidade. Por isso, você deve escolher peças básicas de acordo com seu estilo de vida, ou seja, descobrir quais são as peças neutras que estão no seu guarda-roupa e que combinam com todas as outras”, conclui.

 

Espelho, espelho meu...

Descubra o que o visual de três grandes celebridades da cena atual revela sobre cada uma delas.


RIHANNA

A cantora abusa do visual forte, agressivo e altamente sensual. “Mas ela não parece ser sexy, e sim montada para transmitir este estilo. Quando vejo seus clipes, sempre tenho a sensação de que ela está fora de lugar”, afirma Paola Elide, que completa: “mas tudo isso pode ser uma jogada de marketing, um caminho escolhido pela assessora”.

 

 

KATY PERRY

Transmite uma imagem romântica, colorida, divertida e jovial que tem tudo a ver com o gênero musical a que pertence. Segundo as consultoras, Katy é um bom exemplo de artista que soube criar um estilo baseado em seu público e gênero.
 

 

AMY WINEHOUSE

Ela tem grande domínio de seu estilo e, por isso, usa e abusa de todas as armas que tem para expor seu lado mais debochado, sem perder a criatividade – apesar de seguir a linha vintage, popularíssima, Amy incorpora elementos bem pessoais ao visual. “Combina com ela. É um marketing que, até agora, tem dado certo”, afirma Paola.

 

Consulte!

Ilana Berenholc
Site: www.ilanaberenholc.com.br

Carla Destri
Site: www.consultoriaeimagem.com

Paola Elide
Site: www.paolaelide.com.br

 

 
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mbt shoes and boots comentou às 04h47 em 18/01/2014 responder denunciar

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