Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Filosofia Hatha Yoga: transfor...

Hatha Yoga: transformação global

Publicado por Redação em 23/09/2010 às 18h54

A linhagem mais clássica do yoga, o hatha é considerado o caminho para a conquista da saúde completa: oferece vigor e equilíbrio ao corpo, ao mesmo tempo em que limpa e clareia a mente. De quebra, a alma fica levinha, levinha

Texto • Analice Bonatto

Que tal cuidar da mente, manter a saúde física em dia e ainda ganhar um corpo bonito e bem-definido, tudo em uma única prática holística? O segredo está no hatha yoga, uma poderosa técnica que preza pela educação física e mental, fugindo da inércia e desafiando os limites do aluno. No hatha, o grande objetivo do praticante é o fortalecimento do corpo físico, que deve estar preparado para suportar a força e o peso da elevação espiritual. Para isso, os asanas devem ser praticados com consciência e foco, respeitando os limites do corpo e buscando alcançar o relaxamento total.

Considerada pelos especialistas a base de todos os outros estilos de yoga, o hatha é a sua linha mais conhecida, tida como “a abordagem corporal do yoga”. Segundo o professor Fred Peixoto, praticante há mais de 20 anos, essa técnica pode ser considerada uma ginástica, mas, acima de tudo, é um método eficiente de preservação da saúde. É isso mesmo: além de deixar os músculos tinindo, o hatha também pode auxiliar no tratamento de doenças, já que atua de maneira eficiente sobre os sistemas muscular, glandular, nervoso, ósseo e respiratório. Dessa forma, ele promove um equilíbrio agradável entre bem-estar físico e emocional.

Segundo Juliana Araújo, coordenadora do curso de formação de professores de hatha yoga e yogaterapia da Humaniversidade Holística, em São Paulo, a prática do hatha nos permite fortalecer o corpo de tal forma que podemos cultivar realizações maiores (samadhi, o estado no qual a consciência é iluminada pela luz divina) e purificar os canais sutis do corpo (nadis), pelos quais circula a força vital (prana). Para isso, no entanto, é essencial manter regularidade. “O ideal é que o yoga não seja só parte da sua rotina, mas sim da sua vida”, diz Juliana. Ela explica que uma aula de hatha consiste basicamente na performance de asanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios da yoga) para controlar a mente, meditação e relaxar completamente.

A prática é recomendada para pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, mas segundo Fred Peixoto, o formato das aulas de hatha depende do professor. “Alguns dão mais ênfase ao aspecto relaxante das posturas, enquanto outros, como eu, as utilizam no seu aspecto mais vigoroso”, explica. Em todos os casos, a atitude mental é de vital importância. “Os exercícios são feitos com consciência e concentração. Em geral, os movimentos são lentos, acompanhados de uma respiração controlada, mas muito intensos”, diz o professor, explicando que em uma única aula são trabalhadas quase 30 posturas.



Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
kabisa mbt comentou às 04h58 em 18/01/2014 responder denunciar

mbt baridi Hatha Yoga: transformação global  Abordagem corporal Yoga Filosofia kabisa mbt http://www.turcyklisterne.dk/mbt-schuhe-online-shop.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER