Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Filosofia Entrevista: professo...

Entrevista: professor Hermógenes

Publicado por Redação em 18/08/2010 às 16h49

Beirando os 90 anos, ele diz que se sente mais jovem do que quando tinha 35. A fórmula? Yoga. Não é à toa que Professor Hermógenes é um dos mais importantes yogues do Brasil. Acompanhe o bate-papo a seguir e entenda por quê

Texto • Sandra Cruz
 

É impossível falar de yoga no Brasil sem mencionar o nome de José Hermógenes de Andrade Filho. Escritor, poeta, filósofo e terapeuta, professor Hermógenes, como é conhecido, é um dos mais respeitados nomes do país quanto o assunto é terapia holística. Aos 89 anos, com um vigor invejável, o potiguar de Natal é um exemplo de humildade e equilíbrio. Tudo resultado de muitos anos de estudos e dedicação ao hatha yoga, que, segundo ele, é o grande ABC da filosofia yogue.

Quem o vê hoje, cheio de energia, dando aulas em sua academia no Rio de Janeiro, não imagina que ele tomou contato com a prática milenar no momento mais difícil de sua vida. Aos 40 anos, sofria de tuberculose, numa época em que a doença amedrontava tanto quanto a Aids em nossos dias. Depois de muitos tratamentos, descobriu o poder transformador do yoga. A partir dali, sua missão passou a ser divulgar pelo país e pelo mundo os benefícios desta técnica milenar.

Com duas filhas, seis netos e quatro bisnetos, professor Hermógenes recebeu prêmios dentro e fora do Brasil – entre eles, o título de Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988 –, por seu papel na promoção do bem-estar e da saúde entre os brasileiros. Autodidata, ele foi o primeiro a escrever sobre o tema em português. Hoje, soma mais de 30 livros publicados, entre eles dois campeões de vendas: Autoperfeição com Hatha Yoga – que já teve mais de quarenta reedições – e Yoga para nervosos. Sábio e pioneiro, professor Hermógenes compartilhou um pouco de sua experiência conosco. Confira a seguir!

Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Paulo Roberto Pinto comentou às 18h45 em 02/06/2011 responder denunciar

Há algum tempo já li a história de como Prof. Hermógenes iniciou-se na yoga. Achei lindo! Tenho o livro Hata Yoga e faz alguns anos tenho realizado alguns exercícios para a coluna que me incomoda. Hermógenes é fascinante. Este homem é sim um mestre, embora ele não o adimita. Vida longa Hermógenes!

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER