Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Filosofia Afinal, o certo é yo...

Afinal, o certo é yoga ou ioga?

Publicado por Redação em 13/10/2010 às 18h21

Vemos de tudo por aí: yoga, ioga, iôga, yóga, e assim vai. Mas, de verdade, qual é a forma correta de escrever o nome dessa prática indiana? Consultamos um professor de sânscrito supergabaritado para acabar de vez com a dúvida

Texto • Thiago Perin

Com Y e com I

Como é a forma mais usual da palavra no inglês, que é a língua mais falada internacionalmente, a grafia YOGA se tornou a predominante no mundo, sendo adotada até mesmo na Índia. Quem explica é o professor de sânscrito Carlos Eduardo Gonzales Barbosa: “mas, quando passou a ser utilizada no Brasil, a palavra foi incorporada à nossa língua com a grafia IOGA. Em português, essa é a forma mais adequada”, aponta.
 

Escolha a sua

"Como yoga é um vocábulo sânscrito, a grafia original é feita utilizando um sistema de escrita que não existe no Ocidente. Com o tempo, a palavra foi transposta para nosso alfabeto de maneiras variadas, o que impede que exista uma única forma certa de escrevê-la”, explica o professor.

Ou seja: não tem como errar. Aliás, tem isso: erra quem afirma que "sua" forma de escrever é a única correta. “Eu uso YOGA, porque dou aulas de sânscrito e estou habituado à palavra nessa língua. Mas posso assegurar que adotar a forma em português, IOGA, não é nem incorreto, nem ofensivo, e nem sequer incômodo. Afinal, a grafia do nome não prejudica nem ajuda a prática que ele representa”, diz.
 

Quanto à acentuação

A regra gramatical da língua portuguesa não permite que IOGA seja acentuada. YOGA, segundo Carlos Eduardo, também não possui qualquer sinal diacrítico que necessite de representação por acento. “Usá-lo, portanto, é inadmissível em ambos os casos”, aponta ele.
 

Variações de pronúncia

“No sânscrito, não há diferença entre os fonemas ‘ó’ e ‘ô’. Isso significa que, para um falante dessa língua, os dois são exatamente iguais”, ensina o especialista. “Existe um certo consenso em meios acadêmicos que aponta a pronúncia com ‘ô’, fechado, como a mais correta. Mas, na verdade, tanto faz”.
 

Questão de gênero

Em sânscrito, a palavra é masculina: O YOGA. Em português, feminina: A IOGA. “Escolha uma das formas e bom proveito. A comunicação é livre e, desde que aquilo que designamos com a palavra esteja correto e seja entendido, não há mal em utilizar a pronúncia que melhor lhe aprouver”, encerra. Afinal de contas, intolerância não combina muito com o espírito de liberdade do yoga, não é?
 

Resumindo a história

• Tanto o yoga quanto a ioga estão corretos
• As duas formas não levam acento
• O som da letra o pode ser aberto ou fechado

 

 

O professor

Carlos Eduardo Gonzales Barbosa é formado em sânscrito pela USP, estuda a cultura indiana e dá aulas há mais de 30 anos. Tradutor dos Yoga Sutras de Patanjali para o português, é o responsável pelo site www.yogaforum.org.

 

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Ronaldo comentou às 22h07 em 11/04/2016 responder denunciar

Em toda palavra feminina que possui o hiato 'io' antes de todas as consoantes, com exceção de m e n, a letra 'o' é pronunciada aberta. É o caso de mariola, viola, gaiola, piora, mafiosa, taioba, mandioca, graciosa, a idiota, a agiota, etc. Portanto, a pronúncia correta, segundo a língua portuguesa, dever ser 'ióga'.

Luciano Caldeira sanches comentou às 20h30 em 14/12/2015 responder denunciar

é semelhante à questão da pronúncia do nome de Deus, Jeová. Deus na sua sabedoria infinita não deixou grafada a pronúncia exata de seu nome porque de acordo com o idioma haveria dificuldade em pronunciar.

flavio comentou às 00h20 em 30/08/2015 responder denunciar

A grande questão é alguns "mestres" já de inicio dar um importância a essa questão como se ela fosse fundamental para a pratica e si. Gostei muito da exposição acima e penso ser bem equilibrada para acabar com as dúvidas. Pois a pratica é mais importante. Eu de preferência gosto muito mais da forma feminina - a ioga, é aberta e soa melhor do que iôga que soa fechado e antipático. Bem, semânticas e gramáticas a parte, a prática é o que importa.

Joao Pedro Lazzari comentou às 21h09 em 02/09/2013 responder denunciar

O professor de sânscrito supergabaritado também deve ir ao xóping de vez em quando e pedir uma píteça para comer...

Susanna comentou às 21h06 em 17/11/2012 responder denunciar

Make your own life time more easy get the mortgage loans and all you want.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!


Tags:


  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER