Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Prática Yoga para todas as i...

Yoga para todas as idades

Publicado por Redação em 08/11/2010 às 18h35

Entre em sintonia com o seu momento e estado de espírito: as dicas a seguir são ideais para tirar o máximo proveito do yoga seja qual for sua idade. Afinal, diferentes fases da vida pedem diferentes cuidados, dietas e (por que não?) asanas!

Texto • Thiago Perin / Ilustrações • Marília Rizzo

Aos 15 anos

O circuito neuroquímico do cérebro está se estabelecendo e os níveis de estrogênio e progesterona ainda não se equilibraram: é a primeira fase de instabilidade hormonal.

Os hormônios flutuantes da puberdade podem resultar em um comportamento impulsivo, excesso de energia, irritabilidade, sensibilidade elevada e desconforto com a própria constituição.

O ideal para essa faixa etária é começar a prática com posturas vigorosas e dinâmicas, para liberar o excesso de energia. Gradualmente, a sequência vai se tornando mais calma, com asanas em posição sentada e inversões.

Derivados do leite, ricos em cálcio, e grãos como pistache, lentilha e feijão-preto, fontes de fósforo, não podem ficar fora do cardápio, pois auxiliam o desenvolvimento corporal e fortalecem ossos e articulações.
 

Dicas de asanas para essa fase

Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo) – acalma a mente e suaviza as frequentes variações de humor.

Urdhva Dhanurasana (postura da roda) – aumenta o autocontrole, a coragem e a confiança no próprio taco.

 

 

Aos 30 anos

Entre os 20 e os 35 anos, os sintomas da TPM atingem seu ápice, assim como os níveis do cortisol, o hormônio do estresse. Focar a prática em posturas restaurativas pode aliviar cólicas e ajuda a estabilizar o humor.

Além da TPM forte, a rotina cheia e a pressão das questões existenciais – como subir na carreira, encontrar a cara-metade e ter filhos – podem acarretar uma tremenda estafa física e emocional na mulher.

Esse período da vida é ideal para se dedicar à meditação. Mesmo se não houver tempo, tente tirar uns 20 minutos diários para sentar em um local tranquilo, relaxar os músculos e limpar os pensamentos, duas vezes ao dia.

Gravidez? O período da gestação é o de maior flutuação hormonal na vida de uma mulher. Com as emoções à flor da pele e o físico mudando, é importante, mais do que nunca, ouvir o próprio corpo e adaptar a prática às suas dificuldades – além, é claro de evitar asanas que coloquem pressão na região do abdômen.

Dietas ricas em soja e grãos integrais (ricos em fitoestrógenos, substâncias naturais que abaixam a temperatura corporal) podem amenizar as terríveis ondas de calor. Já álcool, cafeína e temperos fortes só pioram a situação.
 

Dicas de asanas para essa fase

Viparita Karani (postura das pernas na parede) – alivia as sensações da TPM, assim como dores nas costas e nas pernas.


Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte) – ao mesmo tempo em que relaxa, dá um gás energético para começar um novo dia.

 

 

Aos 50 anos

Para muitas mulheres, o yoga torna-se menos vigoroso e com maior sustentação das posturas conforme a ideade vai aumentando. Não é tempo de parar, apenas de ajudar os ponteiros para aproveitar intensamente a prática.

Quando a menopausa aparece (em geral, entre os 42 e os 55 anos), as sequências de asanas devem ser construídas com o intuito de estimular os órgãos que mais sofrem com o novo desequilíbrio hormonal.

Especialistas americanos dizem que exercícios respiratórios diários podem diminuir em até 44% os desconfortos da menopausa. Que tal? Inspire e expire longamente, cada vez por 5 segundos, repetidamente, durante 15 minutos.

Dietas ricas em soja e grãos integrais (ricos em fitoestrógenos, substâncias naturais que abaixam a temperatura corporal) podem amenizar as terríveis ondas de calor. Já álcool, cafeína e temperos fortes só pioram a situação.
 

Dicas de asanas para essa fase

Uttanasana (postura curvada para frente em pé) – reduz fadiga, ansiedade, insônia e dores de cabeça, entre outros.


Padmasana (postura de lótus) – a calma as emoções nos períodos de intensas variações de humor.

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Cheap Louis Vuitton Bags comentou às 00h05 em 14/03/2013 responder denunciar

Hi! I found your blog on Google.Its really comprehensive and it helped me a lot. [url=http://www.louis-vuittonh.com/]Cheap Louis Vuitton Bags[/url] Cheap Louis Vuitton Bags

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER