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3 asanas para fazer em dupla

Publicado por Redação em 21/07/2010 às 13h10

Fazer as posturas do yoga com amigos, filhos ou mesmo um colega de aula pode ser uma forma bem divertida e gostosa de intensificar a sua prática. Aqui, indicamos três variações para você já ir começando

Texto • Thiago Perin / Ilustrações • Luciana Ruivo

Vrkshasana (postura da árvore)

• Posicione-se ao lado direito da outra pessoa, unindo sua mão esquerda à mão direita dela, na altura dos ombros.

• Flexione o joelho direito. Você deve formar uma espécie de quatro com a perna direita sobre a esquerda.

• Sua dupla deve formar o quatro invertido, com o joelho esquerdo.

• Una a planta de seu pé ao pé do parceiro.

• Suavemente e ao mesmo tempo, ergam o braço cuja palma da mão está unida.

• Nessa posição, una a palma da mão direita à palma da mão esquerda de sua dupla, entre vocês, na altura do coração.

• Fixe o olhar em um ponto à frente e mantenha o equilíbrio por dois minutos. Inverta as posições e repita os passos.
 

Paschimottanasana (postura da pinça)

• Deite-se de barriga para baixo e estenda os braços ao lado do corpo.

• Em pé, o parceiro segura suas mãos. Ele deve estar com o pé direito ao lado de sua perna direita e o esquerdo ao lado de sua perna esquerda.

• Inspire profundamente e eleve seu tronco, levando o topo da cabeça na direção do teto.

• O parceiro auxilia puxando seus braços na direção dos seus pés.

• Quando atingir uma postura confortável, relaxe os ombros e solte-se.

• Inspire e expire profundamente, buscando expandir todo o corpo.

• Permaneça nesta postura por dois minutos e saia dela lentamente. Repita o mesmo processo com sua dupla.
 

Bhujangasana (postura da cobra)

• Sente-se frente a frente com seu parceiro. Ambos devem estar com as pernas paralelas e estendidas.

• Unam suas mãos e, após uma inspiração profunda, alongue seu pescoço, como se levasse o topo de sua cabeça em direção ao teto.

• Enquanto expira, vá flexionando o torso a partir do quadril, levando sua testa em direção aos joelhos.

• Nesse processo, seu parceiro auxilia puxando seus braços para frente.

• Relaxe os ombros. Calmamente, vá diminuindo o ângulo entre abdômen e coxa, até que sua testa esteja o mais próximo possível do osso da perna.

• Permaneça assim por dois minutos. Depois desse tempo, inverta as posições e repita o mesmo processo.
 

Saiba mais

Os asanas que você confere nessa matéria foram indicados pelo professor Glauco Tavares, do Núcleo de Yoga Shivalaya. Para entrar em contato com ele, ligue para (11) 5505-9319 ou acesse o site www.yogashivalaya.com.

 

 
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Air Max 1 comentou às 10h01 em 18/01/2014 responder denunciar

Mrs. Reynolds's respect for Elizabeth seemed to enhance on this intimation of her being aware of her master. Air Max 1 http://www.tartancurling.ca/editor/editor/dialog/class.asp?id=21

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