Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Prática Asanas para evitar d...

Asanas para evitar dores de cabeça

Publicado por Redação em 08/11/2010 às 18h34

Uma grande variedade de posturas yogues pode aliviar enxaquecas e cefaléias. Conheça algumas delas e comprove os benefícios deste poderoso analgésico natural

Texto • Redação / Ilustrações • Luciana Ruivo

Padmasana (postura de lótus)



 

Sente-se com a coluna ereta e as pernas estendidas no chão, à frente do corpo. Flexione a perna esquerda e coloque o tornozelo esquerdo sobre a coxa da perna direita. Em seguida, volte a sola do pé esquerdo para cima e o joelho para baixo. Agora, repita todo o procedimento para o outro lado: flexione a perna direita, coloque o tornozelo direito sobre a coxa da perna esquerda, vire a sola do pé direito para cima e o joelho para baixo. Enquanto permanecer na posição, mantenha a coluna ereta e, de preferência, os olhos fechados.

Outros benefícios: acalma a mente e estimula o equilíbrio emocional.

 

Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)



 

Coloque-se na postura quadrúpede, com os joelhos afastados (alinhados com os quadris) e as mãos no chão (alinhadas aos ombros). Vire os dedos do pé para dentro e, expirando, eleve os quadris em direção ao teto para, em seguida, empurrar os calcanhares contra o solo. Endireite seus joelhos, mas evite travá-los na posição. Firme a parte de cima das coxas e entorte, ligeiramente, a parte de baixo para dentro. Mantenha os braços firmes (sem dobrar nem entortar os cotovelos para fora) e afunde bem a cabeça entre eles. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos.

Outros benefícios: alivia insônia e fadiga, energiza o corpo.

 

Dandasana (postura do bastão)



 

Sente-se no chão. Estenda suas pernas à sua frente, repousando as palmas das mãos sobre o solo, paralelas ao corpo. Mantenha seus dedos e braços esticados. Empurre as palmas das mãos contra o chão, tomando cuidado apenas para não forçar demais os ombros ou pescoço. Certifique-se de que foi formado um ângulo de 90 graus entre seu tronco e pernas. Permaneça nessa posição de 2 a 5 minutos, respirando lentamente.

Outros benefícios: combate a ansiedade, elimina dores nas costas e alivia tensões dos ombros e pescoço.

 

Prasarita Padottanasana (postura do alongamento intenso com os pés afastados)



 

Afaste os pés e forme um V invertido com as pernas, mantendo os pés alinhados. Coloque as mãos na cintura e inspire. Ao expirar, incline o tronco em direção ao solo lentamente. Repita esses passos algumas vezes, indo e voltando, até conseguir encostar as mãos e a cabeça no chão. Permaneça na posição de 30 segundos a 1 minuto. Apesar de parecer fácil, este é um asana com grau de dificuldade bastante elevado.

Outros benefícios: aumenta a disposição, ajuda a aliviar depressões leves, melhora a postura e combate dores nas costas.

 

Paschimottanasana (postura da curvatura para a frente)



 

Sente-se no chão com seus pés em linha reta na sua frente. Inspire e, mantendo o tronco dianteiro alongado, e incline-se diante do quadril. Alongue-o além da parte traseira de sua bacia. Se possível, segure os lados dos pés com as mãos. A cada inspiração, levante e alongue um pouco o tronco e, a cada expiração, curve-se mais para a frente. Permaneça na postura de 1 a 3 minutos.

Outros benefícios: diminui os desconfortos da menstruação e estimula o bom funcionamento do fígado, rim, ovário e útero.

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt kimondo gtx comentou às 18h26 em 17/01/2014 responder denunciar

shoes stores Asanas para evitar dores de cabeça Yoga Prática mbt kimondo gtx http://www.sanktpetriskoleforening.dk/mbt-schuhe-shop-basel.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER