Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Prática Yoga contra dores na...

Yoga contra dores nas costas

Publicado por Redação em 21/07/2010 às 16h53

Uma noite mal dormida, um esforço físico pesado, postura errada... Motivos para as costas doerem não faltam. E o pior: todos estamos sujeitos a esse problema. A boa notícia é que o yoga é um ótimo caminho para combatê-lo. Descubra como

Texto • Paula Bianca de Oliveira
 

Você teve uma boa noite de sono, trabalhou normalmente, não fez nenhum tipo de esforço físico que fugisse da rotina e, ainda assim, no fim do dia, sentiu uma fisgada nas costas repentinamente. Não se assuste. Mesmo sem ter um problema crônico, é comum sentir dores assim. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% dos adultos apresentam uma crise de lombalgia – dor na área que fica entre a pélvis e o tórax – pelo menos uma vez na vida. Ainda de acordo com a OMS, a dor nas costas é a segunda mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para a dor de cabeça, que lidera o ranking.

A razão para que a dor nas costas seja cada vez mais freqüente não está apenas em um cotidiano de tarefas repetitivas, má postura e sedentarismo. Muitas vezes, ela é causada por fatores psicossociais, decorrentes de estresse, problemas afetivos e depressão. Isso acontece porque a sensação de dor parte do cérebro, e não da parte do corpo que se manifesta dolorida.

Nosso cérebro está dividido em três partes: o centro afetivo, o discriminativo e o cognitivo. “Quando uma delas sofre algum tipo de alteração, as outras também podem ser afetadas, por estarem muito próximas uma do outra”, explica o professor doutor Sérgio Nicoletti, cirurgião ortopedista e médico fisiatra, que coordena o setor de Educação para a Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dessa forma, as pessoas podem sentir dor mesmo sem estarem machucadas. “Uma mulher com saúde perfeita, mas que esteja sofrendo com problemas com o cônjuge, por exemplo, tem grandes chances de apresentar algum tipo de dor física”, exemplifica Nicoletti. 

Para os profissionais de saúde, o que tem se mostrado cada vez mais evidente é que para garantir uma saúde perfeita não basta ter uma alimentação saudável e dedicar horas aos exercícios físicos. É preciso desenvolver também uma capacidade de se manter em harmonia com o ambiente, alcançando um equilíbrio entre o mundo exterior e o seu próprio corpo. “A prática do yoga harmoniza o físico com sua mente, o que auxilia a pessoa a sentir menos dor”, acredita o ortopedista. “Se aconteceu algo extraordinário em sua vida, que lhe deixou muito feliz, e você machuca o dedo, provavelmente a dor será muito menor do que se você estivesse ansiosa, angustiada e deprimida”, conclui o médico.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER