Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Prática Yoga para a criançad...

Yoga para a criançada

Publicado por Redação em 18/08/2010 às 16h50

Crianças a partir de 4 anos já podem praticar yoga – e, com isso, ganhar concentração, tranquilidade, saúde e um bom desenvolvimento físico. Descubra que história é essa e, de quebra, confira boas posturas para praticar com os pequenos

Texto • Diego Alencar

Em vez de paschimottanasana, “o sanduíche sentado”. O setubandhasana vira a “postura da ponte levadiça”. Já o marjariasana, para sincronizar o movimento e a respiração, transforma-se na “postura do gato” e termina com um sonoro miado. Os movimentos são milenares e os benefícios, largamente difundidos. Mas vai explicar para uma turminha de crianças entre 4 e 11 anos que o que eles estão fazendo não é apenas uma deliciosa brincadeira.

Músicas, figuras divertidas, aulas temáticas, livros que estimulam a criatividade e a imaginação. É assim que o yoga é ensinado e praticado por meninos e meninas. Antes da aula da “postura da árvore” (vrikshasana), por exemplo, os mestres pedem aos alunos que tragam recortes, imagens e livros sobre árvores. Isso estimula a criatividade, desenvolve a concentração e, consequentemente, ajuda na realização dos movimentos.

“Toda criança apresenta boa postura e capacidade de respirar profundamente”, afirma Simone Gonçalves, professora do Centro de Yoga da Praia do Canto e da academia Pro Fitness, ambas em Vitória (ES). Ela acredita que a prática do yoga é a melhor forma de preservar tais características: “As crianças são yogues natos”.

A comprovação da tese veio dentro de sua própria casa. Anna Gonçalves Miranda, 6 anos, é sua filha e aluna. Adora fazer as posições da borboleta, do peixe e da árvore, “que é a mais difícil”, explica a menina. “Comecei um pouquinho errado, mas agora sei fazer todas”, vangloria-se. Para a mãe e professora, os resultados são visíveis. “Anna melhorou sua flexibilidade e percepção de postura. Está menos insegura e mais autoconfiante”, diz orgulhosa. 



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER