Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Prática 6 técnicas de purifi...

6 técnicas de purificação yogue

Publicado por Redação em 05/08/2010 às 15h13

Conheça os shatkarmas, práticas milenares de limpeza do corpo e equilíbrio da mente, tão importantes para a ciência yogue quanto as asanas e pranayamas

Texto • Vanessa Reis / Ilustrações • Marília Rizzo
 


 

Os asanas (as posturas físicas do yoga) são superpopulares. Os pranayamas (os exercícios de respiração) também. Mas há uma outra série de práticas yogues que é bem pouco conhecida, até mesmo pelos praticantes mais dedicados: os shatkarmas. Esse é o nome dado aos seis kriyás, exercícios de limpeza interna elaborados pelos antigos mestres e descritos nas escrituras tradicionais do yoga, como o Hatha Yoga Pradípiká (séc. 14) e o Gheranda Samhita (séc. 16).

O objetivo dos seis kriyás é eliminar as toxinas e purificar o organismo do praticante, preparando-o para os asanas e pranayamas. Nesse processo, que vai além do fisiológico, equilibram-se também os três doshas e as emoções.

O professor Anderson Allegro, diretor do espaço Aruna Yoga, em São Paulo, explica que os shatkarmas podem ser feitos por qualquer praticante. Mas atenção: há vários níveis de dificuldade, com considerado grau de detalhamento. Por isso, não é recomendado que você saia praticando-os sozinho, sem orientação. Procure, antes, o auxílio de um instrutor experiente.

Allegro esclarece, ainda, que atualmente há métodos menos invasivos e materiais mais apropriados para obter os mesmos resultados de purificação. Afinal, os kriyás datam de milhares de anos. Ou seja: reproduzi-los exatamente como consta nos manuais antigos não é algo tão usual.

Conhecê-los, no entanto, é fundamental. E não se deixe assustar pelos nomes complicados ou por uma ou outra prática menos convencional. Vá em frente e descubra um pouco mais sobre cada um deles.



Página 1 de 7
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER