Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Prática Yoga no frio? Com ce...

Yoga no frio? Com certeza!

Publicado por Redação em 13/07/2010 às 15h27

O inverno chegou e você anda sem pique para atividades físicas? Confira, a seguir, dicas yogues especialíssimas para manter as energias em dia no tempo frio: de boas posturas para aquecer o corpo a dicas espertas de alimentação. Aproveite!

Texto • Thiago Perin


 

Corpo e alma em sintonia

Quando a temperatura cai, todos nós tendemos a ficar mais quietinhos, num humor contemplativo. Para ir junto a esse estado e equilibrar o humor, uma boa idéia é focar sua prática em posturas que abrem o peito, como Dhanurasana (postura do arco) e Ustrasana (postura do camelo). É um momento propício, também, para focar a série em posturas suportadas pelas mãos, como Bakasana (postura do guindaste).

Outra dica especial: o tempo frio faz com que você precise gastar um tempinho a mais aquecendo seus músculos antes de começar a praticar de verdade. Iniciar com uma Saudação ao Sol (veja aqui o passo a passo) é uma boa ideia, e deve-se ir de um asana para outro com leveza e atenção especiais. Você pode sentir o corpo um tanto enferrujado e as juntas doloridas nesse clima, então vá com bastante calma.
 

Dhanurasana (postura do arco)

1 – Deite-se de barriga para baixo, mantendo suas mãos ao lado do tronco e as palmas para cima.

2 – Expire e dobre seus joelhos, levando os calcanhares o mais perto possível dos quadris. Agarre e segure seus tornozelos com as mãos.

3 – Inspire e levante os tornozelos, afastando-os dos quadris. Ao mesmo tempo, levante suas coxas, afastando-as do chão.

4 – Pressione os ossos do quadril contra o solo e mantenha seus músculos traseiros relaxados.

5 – À medida que for levantando os tornozelos e as coxas, empurre seus ombros firmemente de encontro ao quadril e puxe-os para longe das orelhas. Sua cabeça aponta para frente.

6 – Permaneça na posição de 20 a 30 segundos.

 

Ustrasana (postura do camelo)

1 – Ajoelhe-se no chão e mantenha suas coxas perpendiculares ao solo. Incline seus quadris ligeiramente para frente, mantendo-os firmes.

2 – Imagine que você está puxando seus ossos para cima em direção ao tronco. Mantenha o bumbum relaxado e pressione as pernas e o peito dos pés contra o chão.

3 – Acomode suas mãos na parte traseira da bacia com as palmas na altura dos quadris e os dedos para baixo. Use suas mãos como base para longar o quadril para baixo.

4 – Em seguida, incline-o levemente para a frente.

5 – Recline para trás, descendo os ombros em direção ao quadril. Por um tempo, mantenha sua cabeça erguida, queixo perto do tórax e mãos na bacia.

6 – Mantenha-se nessa postura de 30 a 60 segundos.

 

Bakasana (postura do guindaste)

1 – Agache-se, na ponta dos pés, e dobre o tronco para frente, de modo a posicionar seus ombros na altura dos joelhos. Pressione seus joelhos nas axilas, se assim preferir.

2 – Com as costas dos braços contra os tornozelos, eleve o peito e a cabeça. Abrace as laterais do tronco com o interior das coxas.

3 – Sem colocar peso nos braços, mantenha o peito elevado, empurrando o abdômen para dentro. Permita aos quadris elevarem-se ao nível dos ombros.

4 – Empurre o corpo para frente e leve os cotovelos acima das mãos. Mantenha o peito elevado. Sinta o peso sendo transferido dos pés para as mãos.

5 – Empurre os cotovelos acima dos dedos das mãos, enquanto eleva o tórax. Use o abdômen e as coxas para manter os quadris sobre os ombros. Empurre para frente, trocando o peso para as mãos, e eleve o peito.

6 – Fique nessa posição entre 20 segundos e um minuto.




Página 1 de 7
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes discontinued styles comentou às 18h39 em 17/01/2014 responder denunciar

mbt rocker shoes Yoga no frio? Com certeza! Corpo e alma em sintonia Yoga Prática mbt shoes discontinued styles http://www.nymarks-webdesign.dk/mbt-shoe-online.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER