Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Yoga » Respiração 10 dicas para respir...

10 dicas para respirar melhor

Publicado por Redação em 15/10/2010 às 22h16

Uma boa respiração desestressa, clareia a mente, aumenta a disposição, ajuda a prevenir doenças... Já deu para ver o quanto é importante (ainda mais para quem pratica yoga!). Então, abrace essas dicas para viver melhor... respirando!

Texto • Thiago Perin


 

 1. VÁ DEVAGAR

Quanto mais rápido você respira, maior é o estresse descarregado no organismo. O ritmo ideal de alternação das inspirações e expirações deve ser como o de uma canção de ninar: delicado, suave e agradavelmente fluído.
 

2. MEXA A BARRIGA

Quando inspiramos, nosso diafragma desce até o abdômen, movimentando os músculos abdominais e movendo gentilmente a barriga. Na expiração, ele retorna para perto do coração, e aí a barriga também volta ao seu lugar. Dê uma olhadinha para baixo: a sua está se mexendo? Se não, é sinal de que você não está respirando como deveria.
 

3. PROLONGUE AS EXPIRAÇÕES

Momentos de estresse costumam vir acompanhados de expirações curtas e fracionadas. Já quando você está relaxado, a expiração é naturalmente mais longa do que a inspiração. Preste bem atenção nisso! O ideal é que você inspire sempre em um tempo e expire em dois. Ou seja: se levar dois segundos inspirando, expire em quatro segundos. Mas, para começar, vale tentar apenas estender cada expiração em um ou dois segundos.
 

4. PARE TUDO E RESPIRE

Por mais zen que alguém seja, tem horas em que não dá para evitar: algo acontece e a cabeça esquenta, seja de raiva, de preocupação ou de puro estresse. Quando sua respiração começar a ficar alterada, canalize toda a atenção unicamente para a entrada e saída do ar. Ficar atento a esse processo, sentindo o fluxo do oxigênio pelo corpo, já é um relaxamento e tanto.
 

5. RELAXE OS MÚSCULOS

Quando estamos nervosos, temos a tendência de contrair os músculos superiores, especialmente os dos ombros e da garganta. Isso coloca vários obstáculos no caminho do ar dentro do corpo. Evite esse problema: procure relaxar o maxilar, o pescoço, a garganta e os ombros. Tente visualizar o trajeto interno do ar, desde as narinas até os pulmões, relaxando os músculos gradualmente enquanto inspira.

Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Eledir comentou às 04h06 em 23/03/2010 responder denunciar

Amei todas as dicas de respiração era tudo que eu precisava...mt obrigada.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER